Por manarand
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#51954
No filme espanhol “O Poço”, de Galdir Gaztelu, prisioneiros são confinados em uma torre vertical e apenas podem se alimentar dos restos do nível de cima. Na narrativa, fica clara a disparidade de luxo dos primeiros andares comparada à miséria dos últimos, analogamente à realidade. Fora do mundo diatópico, é fato que a situação apresentada pelo autor da obra pode ser relacionada à condição atual do país, em que está enfrentando dificuldades na garantia de uma segurança alimentar para o povo brasileiro seja pela existência da desigualdade social ou pelo excesso consumo de gorduras.
Em primeiro lugar, vale ressaltar que a comida está sendo distribuída de forma desigual entre as regiões brasileiras, em que a população que vive na periferia está enfrentando dificuldades de acesso à alimentação saudável e às condições mínimas de uma boa nutrição. Isso surge em detrimento das regras do capitalismo, em que o poder de compra determina o nível de suprimentos alimentares de cada família, como mostra a pesquisa do IBGE, que a insegurança alimentar e nutricional extrema em 3,2 % dos brasileiros, provocando assim uma taxa grande nos índices de fome no Brasil.
Por outro lado, em contradição à realidade de fome e desnutrição, o problema abrange também as pessoas que têm alcance à alimentação, mas estão afetadas por adquirir uma dieta não saudável, baseada em comida processada e com muito teor de gordura. Essa situação, está voltada para a expansão das famosas redes de “fast food” que se tornaram a primeira escolha do brasileiro devido à falta de tempo. Desse modo, o consume desses alimentos provocam não apenas a obesidade, mas também causam várias doenças psicológicas, pois a boa nutrição é fundamental para formação do organismo, como diz Hipócrates,” Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”.
Em suma, é evidente que a questão da insegurança alimentar deveria ser resolvida. Por isso, é necessário que o Estado oferece alimento adequado para a subsistência das famílias pertencentes de regiões periféricas, por meio da distribuição de cestas básicas de forma reguladora, afim de garantir a melhor nutrição para eles. Ademais, cabe às escolas recriar um cardápio baseado em comida rica em fibras e vitaminas necessárias para o desenvolvimento do organismo, adquirindo uma dieta mais saudável. Desse modo, o Brasil poderia superar o surgimento de várias doenças e diminuir a existência de uma desigualdade social mostrada no filme “O Poço”.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Por ISAVEST
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#51976
O texto está ótimo porém a conclusão pode ser melhorada, citar que a escola resolva o problema não é o mais indicado.
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