Em primeira análise, é válido destacar a importância dos desafios para erradicação do analfabetismo, por exemplo, o aluno sabia ler e escrever. Assim, esses fatores problemáticos; o rendimento escolar e nível de escolaridade atuam em movimento contínuo e favorecem a formação de um entrave social de dimensões grandes que necessitam de políticas públicas para solucioná -la.
Sob essa perspetiva, o educador brasileiro Paulo Freire, "a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. "Por conta disso, é preciso buscar a questão das dificuldades para erradicação do analfabetismo, entre os quais emergem grandes exemplos, a habilidade e competência em decorrência da relação entre o ensino básico e curricular escolar, ou seja, estudante ter certficado do ensino médio para entrar a Universidade pública.
Portanto, o Ministério da Educação deve organizar a qualidade de ensino ,por meio de Inep discutindo sobre analfabetismo funcional e aprendizagem. Nesse sentido, o intuito de tal efeito deve tomar medidas junto à comunidade carente para o aluno ter acesso à bibliotecas dentro as escolas e,posteriormente a erradicação da alfabetização desse estigma.Afinal,conforme afirmou Immauel Kant,"se a educação é o vetor do progresso."
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.