Em primeiro plano, é preciso atentar para a falta de motivação nas escolas, que impedem a capacidade criativa dos sujeitos, gerando humilhação, insegurança e insatisfação pessoal dentro das salas de aula. Nesse sentido, o filósofo Schopenhauer divide o que os limites do campo de visão de uma pessoa determinam seu entendimento a respeito do mundo. Isso justifica outra coisa do problema se as pessoas não têm acesso à informação séria sobre o analfabetismo, sua visão é limitada, o que dificulta a erradicação do problema.
Além disso, cabe ressaltar a exclusão social, entrando em uma concepção comum no país onde menos favorecidos não tem condições de aprender convencidos de que não adianta continuar na escola. Na obra "Modalidade Líquida" Zygmunt Bauman defende que a pós-modernidade é fortemente influenciada pelo individualismo. A tese do sociólogo pode ser observada de maneira específica na realidade brasileira. Essa liquidez que influi sobre a questão do analfabeto funciona como um forte empecilho para a resolução.
Sendo assim, é imprescindível a adoção de medidas capazes de assegurar a resolução do problema. Para que isso ocorra, o MEC juntamente com o Ministério da Cultura devem desenvolver palestras em escolas, a serem webconferênciadas nas redes sociais desse órgãos, por meio de entrevistas com vítimas do problemas e especialistas no assunto, com o objetivo de trazer mais lucidez sobre o tema. Além disso, as escolas devem manter uma política educacional voltada para atender a diversidade, valorizando as habilidades de cada um. A partir dessas ações, espera-se promover a construção de um Brasil melhor.
@jherodrigues
@Ashiley
@AhNaoAna
Podem dar uma olhadinha por favor?
Agradecida! ❤
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.