No livro ‘’’Fahrenheit 451’’, de Ray Bradbury, é retratado um sistema político autoritarista, no qual o acesso ao conhecimento intelectual e à educação plena é vetado. De maneira análoga, ainda que o Brasil não esteja sob tal regime abordado na obra ficcional, parcela da população é condicionada a essa privação, haja vista que aspectos infraestruturais e adversidades sociais impedem a detenção íntegra desse direito constitucional, o que viabiliza a inconclusão da formação acadêmica por essa coletividade. Nesse contexto, não apenas a indiligência estatal, como também a desigualdade econômica são fatores que contribuem para manutenção dessa situação problemática.
Em primeira análise, cabe pontuar que a infalibilidade do poder público determina entraves responsáveis por fomentar a saída precoce do âmbito educativo. Desse modo, o documentário ‘’Pro Dia Nascer Feliz’’ exibe os impactos da escassez de professores, materiais e transporte e da deterioração do espaço escolar no processo de aprendizagem dos indivíduos. Por conseguinte, denota-se que, em razão desses elementos críticos, o corpo estudantil inserido em instituições de semelhante negligência é desestimulado a prosseguir sua formação, dado que o suporte técnico e estrutural para o completo desenvolvimento racional e cognitivo acerca da base curricular nacional não é oferecido. Ademais, a evasão afeta a incorporação no mercado de trabalho, porquanto, a ausência de instrução. seja fundamental ou média, restringe as oportunidades nessa área por ser, normalmente, uma exigência básica. Perante isso, entende-se os imbróglios decorrentes da imprudência governamental.
Em segunda análise, vale ressaltar, ainda, que as condições não equânimes das classes sociais do país implicam diversos impasses, entre eles o não término do colegial. Dessa forma, de acordo com o artigo 205° da Constituição de 1988, a educação é uma garantia que deve ser promovida pela família, sociedade e pelo Estado. Contudo, as desconformidades financeiras e sociais obstruem a atuação dessas esferas na efetivação desse direito, uma vez que, na maioria das vezes, pessoas presentes em um cenário precário e vulnerável não possuem o privilégio de focalizar em seu percurso educacional devido a assimilação de obrigação já na menoridade — como no meio empregatício e parental —. Sob esse viés, tal fato reflete o desequilíbrio econômico brasileiro, motivo de haver realidades estritamente opostas e, portanto, a necessidade de suprir o bem estar do núcleo familiar e sua própria sobrevivência em uma circunstância de marginalidade social é posta em primeiro plano em relação ao estudo. Assim sendo, entende-se a dificuldade de cumprir o elencado na Magna Carta.
Em suma, é mister que medidas sejam tomadas para impossibilitar a saída prévia do espaço orientador. À vista disso, urge que o Ministério da Educação elabore um programa de finalização acadêmica em tempo reduzido, o qual deve contar, especificamente, com um aparato funcional para ser realizado digital e presencialmente — como acervo didático e disponibilidade de lecionadores capacitados —, por meio da inclusão do projeto nas Diretrizes Orçamentárias, a fim de assegurar a ordenação escolar e estabelecer um futuro diferente do livro de Ray.
PS: sim, usei repertórios da minha redação sobre alfabetização tenho outros, mas como esse tema está sendo muito especulado decidi reutilizar para treinar com algo que sei que deu certo.
PS2: Retomei o nome do autor do livro pelo seu primeiro nome pq fiquei sem espaço, espero que não interfira na correção.
@joanavitoria
@jherodrigues
@Ashiley
@wagner123
Agradeço se puderem corrigir <3
Raramente, um pouco mais.'' - Cecília Meireles
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.