Por biam18
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A série Segunda Chamada - exibida pelo Rede Globo - retrata o ambiente de uma escola pública que realiza o projeto de Educação para Jovens e Adultos (EJA), essa instituição trabalha com o ensino para pessoas de 17 a 70 anos, que não puderam ser alfabetizadas antes por diversos motivos. No cenário real, os problemas enfrentados na trama televisa são os mesmos da realidade brasileira, que possui altas taxas de analfabetismo, cerca de 11 milhões de pessoas, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Nesse sentido, a alta taxa de pessoas analfabetas é um imbróglio cimentado pela negligência governamental e pela desigualdade social.
Tal indiferença se dá pelo desprezo do Governo Federal em cumprir o que diz o artigo sexto da Constituição Federal. Esse artigo assegura a educação como um direito social de todos os brasileiros. Diante desse cenário, se faz presente a ausência de políticas públicas que deveriam incentivar o ensino dos indivíduos. Com isso, o olhar distante do Estado colabora para a taxa alta de cidadãos analfabetos no Brasil.
Outrossim, a desigualdade social - que é enraizada na contemporaneidade brasileira - corrobora para a problemática. Paralelo a isso, a música "Marvin", da banda Titãs, reflete uma situação concomitante ao analfabetismo: a evasão escolar. Em um trecho, a canção afirma "não botava nem o pé na escola, mamãe lembrava disso a toda hora". Dessa forma, em famílias pobres, a desigualdade social obriga as crianças a desistirem do estudo para trabalhar e sustentar a família. Sob essa ótica, a evasão escolar atrelada à desigualdade são fatores agravantes que contribuem com a permanência do analfabetismo no Brasil.
Portanto, a coletividade e o poder público devem garantir o combate ao analfabetismo no país. Tal combate ocorrerá com a cobrança da diminuição da taxa de analfabetismo no Brasil, feita pelos indivíduos por meio de manifestações pacíficas, com a finalidade de pressionar o Governo Federal a realizar políticas públicas para o fim do analfabetismo. Além disso, o Estado deve criar políticas públicas para diminuir a desigualdade social, por intermédio da distribuição de um auxílio para famílias de baixa renda, com o fito de diminuir a evasão escolar de alunos pobres.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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