Precipuamente, é fulcral pontuar que a grande quantidade de pessoas em busca de emprego dificulta o desenvolvimento social. Segundo Karl Marx, esse fenômeno é conhecido como exército de reserva, que diz respeito a grande massa de indivíduos a procura de trabalho, conceito criado pelo filósofo no final do século xix, e que é o principal responsável por deixar milhares de homens e mulheres suscetíveis a subempregos com condições trabalhistas degradantes, com salários indignos e insuficientes, fragilizando-os nas relações sociais. Desse modo, a medida em que o exército de reserva cresce, as desigualdades ficam cada vez mais em evidência na sociedade atual.
Ademais, é imperativo ressaltar que, entre as causas do problema, está o avanço tecnológico, que embora seja positivo, acabou contribuindo para substituição das tarefas antes realizadas pelo homem. Assim, esse avanço motiva o aumento do desemprego, uma vez que, a terceira revolução industrial promoveu o aperfeiçoamento desses processos de modo a não tornar mais necessário o trabalho humano. Além disso, a maior parcela da população em idade ativa se mostra incapaz de acompanhar o aprimoramento imposto pela terceira revolução industrial, tornando-os assim obsoletos ao trabalho. No entanto, é notório que enquanto essa incapacidade se mantiver, a sociedade conviverá com essa triste realidade: o desemprego.
No entanto, para impedir o avanço da problemática, e retirar os trabalhadores de emprego indignos, o poder executivo deve estimular os grandes empresários e microempreendedores a contratar indivíduos em idade ativa por meios de insenções fiscais a fim de reduzir o exército de reserva e os entraves causados por ele. Por sua vez, o Ministério da Educação deve garantir que as escolas e institutos forneçam cursos de preparação e capacitação profissional em diversas áreas com orientação e certificados, promovendo o ingresso da classe mais jovem ao mercado de trabalho. Dessa forma, espera-se atenuar-se-á médio e longo prazo o impacto nocivo do desemprego na sociedade e garantir que os preblemas denunciados por chaplin, se tornem apenas ficção.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.