Por Daniel12
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No filme "Tempos Modernos", de 1936, protagonizado por Charles Chaplin, é retradada as crises vividas pela população operária que perdeu seus postos de trabalho. Nesse contexto, pode-se observar que, na realidade atual, o problema demonstrado por Chaplin se manifesta nos milhões de indivíduos que enfrentam as barreiras causadas pelo desemprego. Esse cenário antagônico favorece as mazelas sociais causadas pela falta de trabalho e decorrentes das causas desse problema.

Precipuamente, é fulcral pontuar que a grande quantidade de pessoas em busca de emprego dificulta o desenvolvimento social. Segundo Karl Marx, esse fenômeno é conhecido como exército de reserva, que diz respeito a grande massa de indivíduos a procura de trabalho, conceito criado pelo filósofo no final do século xix, e que é o principal responsável por deixar milhares de homens e mulheres suscetíveis a subempregos com condições trabalhistas degradantes, com salários indignos e insuficientes, fragilizando-os nas relações sociais. Desse modo, a medida em que o exército de reserva cresce, as desigualdades ficam cada vez mais em evidência na sociedade atual.

Ademais, é imperativo ressaltar que, entre as causas do problema, está o avanço tecnológico, que embora seja positivo, acabou contribuindo para substituição das tarefas antes realizadas pelo homem. Assim, esse avanço motiva o aumento do desemprego, uma vez que, a terceira revolução industrial promoveu o aperfeiçoamento desses processos de modo a não tornar mais necessário o trabalho humano. Além disso, a maior parcela da população em idade ativa se mostra incapaz de acompanhar o aprimoramento imposto pela terceira revolução industrial, tornando-os assim obsoletos ao trabalho. No entanto, é notório que enquanto essa incapacidade se mantiver, a sociedade conviverá com essa triste realidade: o desemprego.

No entanto, para impedir o avanço da problemática, e retirar os trabalhadores de emprego indignos, o poder executivo deve estimular os grandes empresários e microempreendedores a contratar indivíduos em idade ativa por meios de insenções fiscais a fim de reduzir o exército de reserva e os entraves causados por ele. Por sua vez, o Ministério da Educação deve garantir que as escolas e institutos forneçam cursos de preparação e capacitação profissional em diversas áreas com orientação e certificados, promovendo o ingresso da classe mais jovem ao mercado de trabalho. Dessa forma, espera-se atenuar-se-á médio e longo prazo o impacto nocivo do desemprego na sociedade e garantir que os preblemas denunciados por chaplin, se tornem apenas ficção.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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