Em primeira análise, os distúrbios alimentares como a anorexia e a bulimia, acometem principalmente os jovens. De acordo com a OMS, no Brasil, 4,7% da população possui algum transtorno alimentar, sendo mais comum em jovens entre 14 e 18 anos. Assim, na fase da adolescência se manifestam a pressão social e influência da mídia aos jovens, que almejam uma autoaceitação e acreditam que devam se encaixar em um padrão estético. Porém, na realidade se vêem "presos" em uma busca inatingível e prejudicial.
Entretanto, a condição biológica interfere no comportamento e desequilíbrio alimentar. Conforme a psicóloga, Maria Alice, alterações nos níveis de serotonina no cérebro, podem afetar o apetite e o humor, desencadeando, nesses indivíduos, a redução alimentar como forma de melhorar o bem estar. Portanto, implicam ações extremas que podem levar à consequências graves à saúde, objetivando uma forma corporal idealizada, se distoando da realidade formada por diversos corpos com suas particularidades e belezas.
Dessa forma, é imprescindível medidas que visam o apoio psicológico e alimentar, evitando a ocorrência de transtornos. Assim, o Ministério da Saúde deve investir em consultas psicológicas à jovens e adolescentes nas escolas e bairros, na qual avalie tendências à desenvolver esses distúrbios e oriente sobre seus riscos. Ainda, a mídia, como grande influente, deve trazer campanhas para discutir e alertar o público jovem. Logo, espera-se haver um amparo à população na busca pela aceitação do próprio corpo, contrariando a busca pelos padrãos de beleza idealizados, criticados por Beyoncé em sua música.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.