Dessa maneira, deve-se destacar de início, as queimadas por causas naturais, como um dos complicadores do problema. Nesse sentido, segundo o filósofo Rousseau, na obra "Cotrato Social", cabe ao Estado viabilizar ações que garantam o bem-estar coletivo. No entanto, nota-se no Brasil, que as queimadas e a redução da biodiversidade, rompem com as defesas do filósofo iluminista, uma vez que com as queimadas, as biodiversidades inteiras são destruidas, afetando diretamente no bem-estar de todos. Dessa forma é inaceitável que, em pleno terceiro milênio, ainda ocorra queimadas de forma natural, como por exemplo, a falta de chuva e extremo calor, a qual não sejam combatidas de forma correta e levadas a sério pelo Estado, violando, assim, o que é exigido constitucionalmente.
Outrossim, vale ressaltar que a situação é corroborada pelas queimadas caudadas pelo homem. Certamente, no decorrer da formação do Estado brasileiro, as queimadas e sua redução na biodiversidade no país, se fez presente durante parte significativa do processo. Logo, isso aliado ao fator do homem causa-las propositalmente contribui para que esse problema persista atualmente. Portanto, é fundamental uma revisão criteriosa nesta questão, a fim de as pessoas que praticam essa ação sejam punidas antes de haver uma maior devastação da biodiversidade.
Logo não há dúvidas de que é necessário que seja tomada uma iniciativa para solucionar o revés. Depreende-se, portanto, a urgência de novas medidas, o qual irão reverter o impasse no país. Para isso, a mídia deve criar um projeto que vise informar a população sobre as queimadas e a redução da biodiversidade, em território nacional, por meio de propagandas e reportagens televisivas, com a participação de profissionais competentes e membros da comunidade, a fim de conscientizar a população. Dessa maneira, será possível que o problema seja solucionado gradativamente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 153
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.