Antes da proibição das propagandas de cigarro nos meios de comunicação, ao final da década de 60, era extremamente comum ver o cigarro, em propagandas e anúncios, sendo associado à características desejáveis ou personagens que representassem um determinado estilo de vida, como cowboys, símbolo de masculinidade, pois é dessa forma que o marketing opera. Essa associação, além de influenciar possíveis consumidores, influenciou também a mídia na representação de determinadas figuras, que fez com que a imagem positiva em relação ao cigarro fosse perpetuada mesmo após a proibição das propagandas de cigarro.
Quando observamos esse fenômeno junto à estatística de que 80% dos fumantes no mundo todo são de países de baixa e média renda, fica evidente que o cigarro é um vício como todos os outros: resultado de uma situação de vulnerabilidade. Se ter uma certa imagem é o que inicialmente atrai as pessoas para o cigarro, a nicotina e o alívio temporário do estresse é o que mantém o hábito, paulatinamente desenvolvendo um vício. Assim, percebemos que quem está mais sujeito a isso são os jovens de comunidades marginalizadas que estão mais sujeitos a estressores e não possuem os meios para lidar com essas dificuldades de uma maneira saudável.
Apesar da quantidade de fumantes ter diminuído nas últimas décadas, o tabagismo ainda é um problema prevalente, mas que pode ser solucionado, começando com a continuação da conscientização sobre os efeitos a longo prazo do tabaco, além de um maior investimento na parte de psicologia e psiquiatria do SUS, com ampla divulgação, para que os jovens vulneráveis possam trabalhar seus problemas sem adentrar o ciclo fatal do tabagismo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.