Em primeira análise, é pertinente ressaltar o papel das mídias sociais nas relações humanas e o poder que ela tem sobre nossas vidas. Segundo o filósofo Aristóteles, o homem é um ser que necessita de coisas e principalmente do outro, é um ser carente, imperfeito e naturalmente um animal político. Sob tal perspectiva, a construção de relações sociais torna-se imprescindível para o ser humano, tanto no mundo real quanto no virtual. No entanto, o desejo de ser aceito, e ser ao mesmo tempo parte de um determinado grupo social, acaba se tornando uma busca perigosa por meios que distorçam a realidade e permitam o acesso a tais grupos. Por conseguinte, muitos jovens se tornam reféns de filtros manipuladores de imagem, viciados em ser aquilo que não são, e mais propensos a desenvolver problemas como a depressão.
Ademais, é fundamental compreender a superficialidade presente na esfera virtual e o seu potencial de manipulação. Comforme disse o filósofo e sociólogo polonês Zygmunt Bauman: "As redes sociais são muito úteis, oferecem serviços muito prazerosos, mas são uma armadilha." Uma vez que, propagam ideias de beleza completamente irreais e inalcançáveis, gerando uma não identificação com aquilo que nos é exposto e ódio por nossa própria imagem. Além disso, a pressão proveniente dessa busca por perfeição, afeta negativamente a visão que temos de nós mesmos, podendo causar diversos transtornos psicológicos, como o disfórmico corporal. Dessa maneira, o uso irresponsável da tecnologia, aliado ao ideal deturpado da realidade, fazem diversas vítimas todos os dias.
Tendo em vista o que foi discutido, é necessário, portanto, que o Ministério da Tecnologia juntamente com o Ministério da Educação, desenvolva uma campanha, por meio de um aplicativo gratuito, destinado aos usuários das principais redes sociais, com o apoio de especialistas em tecnologia e psicólogos, através de conteúdos específicos sobre o tema produzidos pelos mesmos, a fim de que esse ideal utópico de beleza seja revogado e substituído por amor próprio. Dessa forma, o sistema de avaliação apresentado em "Nosedive" ficará apenas nas telinhas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.