Inicialmente, é válido salientar a relevância da preservação do meio ambiente, visto que sua depravação afeta diretamente a vida humana. Em contrapartida, percebe-se que muitos turistas negligenciam essa causa, provocando danos ao ecossistema local. Assim, é imprescindível concordar com o escritor francês Victor Hugo, quando este diz que é necessário civilizar o homem em relação à natureza e aos animais.
Outrossim, a falta de infraestrutura é um fator contribuinte para o infortúnio na economia de determinadas regiões. Segundo a antropóloga americana Pegi Vail, sem planejamento e infraestrutura, a prática do turismo transforma-se em um desastre para o meio ambiente e moradores locais. Logo, a não aplicação de capital nos setores turísticos provoca prejuízos futuros, pois a destruição da paisagem acarreta a diminuição de visitas turísticas, inibindo o crescimento econômico local.
Diante dos fatos mencionados, é fundamental subsidiar o turismo sustentável. Nessa lógica, urge que o Ministério Turismo deve elaborar medidas protetivas nos pontos turísticos do país, por meio da contratação de profissionais de segurança ambiental poliglotas, isto é, com capacidade de instruir diversos turistas acerca da responsabilidade ambiental destes, a fim de garantir o progresso econômico e preservar a fauna e a flora do lugar. Dessa maneira, de acordo com o pensamento de Piano, o futuro será assegurado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.