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Por bylaabs
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#48389
TEMA: A VALORIZAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO EM PAUTA NO BRASIL.



A série ‘’Anne with an E’’ retrata a história de uma jovem admiradora de livros, os quais ampliam sua imaginação e perspectiva de vida. De maneira análoga, o desenvolvimento leitor do público infanto-juvenil é fundamental para formação íntegra e potencialização da capacidade cognitiva dessa coletividade, entretanto, as iniciativas governamentais não atingem completamente as metas propostas devido a não resolução de entraves presentes no cerne educacional do Brasil. Nesse contexto, a infraestrutura deficitária e a negligência do núcleo familiar são fatores que corroboram para a perpetuação dessa situação problemática.

Em primeira análise, cabe pontuar que as instituições públicas de ensino, em sua maioria, encontram-se em condições precárias de ordenação. Dessa maneira, o documentário ‘’Pro Dia Nascer Feliz’’ exibe tal conjuntura, apresentando os impactos que a falta de professor

es, materiais didáticos e ferramentas básicas — como quadros e carteiras —, escassez de bibliotecas e recursos financeiros afetam o processo de instrução dos alunos. Com efeito, entende-se que, em função desses aspectos prejudiciais, grande parte do corpo social inserido nesse espaço desequilibrado é desestimulado a concluir o ciclo de alfabetização e, portanto, a aptidão para codificar e decodificar palavras e números se torna incompleta, elevando as taxas de analfabetismo no país. Além disso, devido a evasão precoce, a futura inserção no mercado de trabalho é dificultada, dado que o diploma escolar é uma exigência frequentemente requerida. Perante isso, é possível compreender as implicações da indiligência estatal.

Em segunda análise, vale ressaltar, ainda, que a atuação parental é essencial para o aprendizado dos primeiros vocábulos e incentivo à leitura. De acordo com o artigo 205° da Constituição Federal de 1988, a educação é uma responsabilidade compartilhada entre a família, a sociedade e o Estado. À vista disso, denota-se que o âmbito doméstico é encarregado de proporcionar as primeiras noções de letramento, contudo, a convivência com pais leitores é uma realidade diminuta na vida da maior parte dos brasileiros. Por conseguinte, a proficiência em escrita e a incorporação do hábito de consumir obras literárias são acometidas, uma vez que sem um estímulo direto o indivíduo não é condicionado a reproduzir um exemplo que deveria ser recebido constantemente e, desse modo, a sua progressão alfabética, quando introduzido no meio acadêmico, pode sofrer atrasos em virtude do contato diminuto com textos e mínima interação comunicativa. Assim sendo, apreende-se que os genitores e parentes não agem eficazmente para assegurar o apresentado na Magna Carta.

Em suma, é mister que medidas sejam tomadas para reverter os empecilhos acerca da valorização do aprendizado dos códigos linguísticos e sua utilização. Dessa forma, urge que o Ministério da Educação elabore um programa de alfabetização colaborativo entre pais e professores, o qual deve contar, especificamente, com acervo de livros para estudo conjunto com os filhos, aparato didático e vídeo aulas dinâmicas, por meio do investimento governamental em uma plataforma técnica funcional e divulgação ampla desse serviço, a fim de que a nação reconheça a importância desse conhecimento.

''Somos sempre um pouco menos do que pensávamos.
Raramente, um pouco mais.'' - Cecília Meireles
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 182

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 194

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 196

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 198

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 194

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por bylaabs
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#48390
Desculpa esse espaço gigante no segundo parágrafo :( (foi um erro do word, não vi na hora que copiei e postei a redação)

@GlendaMorais, você poderia dar uma olhadinha na redação? :)

''Somos sempre um pouco menos do que pensávamos.
Raramente, um pouco mais.'' - Cecília Meireles
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Por bylaabs
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#48393
@Jeniffeeee
@jherodrigues

Podem dar uma olhadinha? agradeço <3

''Somos sempre um pouco menos do que pensávamos.
Raramente, um pouco mais.'' - Cecília Meireles
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Por jheromagnoli
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#48422
@bylaabs, claro! :D Cuidado em fazer a redação no word, é melhor treinar na folha do enem para ter noção de tamanho/linhas.

A série ‘’Anne with an E’’ retrata a história de uma jovem admiradora de livros, os quais ampliam sua imaginação e perspectiva de vida. De maneira análoga, o desenvolvimento leitor do público infanto-juvenil é fundamental para formação íntegra e potencialização da capacidade cognitiva dessa coletividade, entretanto, as iniciativas governamentais não atingem completamente as metas propostas devido a não resolução de entraves presentes no cerne educacional do Brasil. Nesse contexto, a infraestrutura deficitária e a negligência do núcleo familiar são fatores que corroboram para a perpetuação dessa situação problemática.

Em primeira análise, cabe pontuar que as instituições públicas de ensino, em sua maioria, encontram-se em condições precárias de ordenação. Dessa maneira, o documentário ‘’Pro Dia Nascer Feliz’’ exibe tal conjuntura, apresentando [evite gerúndio] os impactos que a falta de professores, materiais didáticos e ferramentas básicas — como quadros e carteiras —, escassez de bibliotecas e recursos financeiros afetam o processo de instrução dos alunos. Com efeito, entende-se que, em função desses aspectos prejudiciais, grande parte do corpo social inserido nesse espaço desequilibrado é desestimulado a concluir o ciclo de alfabetização e, portanto, a aptidão para codificar e decodificar palavras e números se torna incompleta, elevando as taxas de analfabetismo no país. Além disso, devido à evasão precoce, a futura inserção no mercado de trabalho é dificultada, dado que o diploma escolar é uma exigência frequentemente requerida. Perante isso, é possível compreender as implicações da indiligência estatal.

Em segunda análise, vale ressaltar, ainda, que a atuação parental é essencial para o aprendizado dos primeiros vocábulos e incentivo à leitura. De acordo com o artigo 205° da Constituição Federal de 1988, a educação é uma responsabilidade compartilhada entre a família, a sociedade e o Estado. À vista disso, denota-se que o âmbito doméstico é encarregado de proporcionar as primeiras noções de letramento, contudo, a convivência com pais leitores é uma realidade diminuta na vida da maior parte dos brasileiros. Por conseguinte, a proficiência em escrita e a incorporação do hábito de consumir obras literárias são acometidas, uma vez que sem um estímulo direto o indivíduo não é condicionado a reproduzir um exemplo que deveria ser recebido constantemente e, desse modo, a sua progressão alfabética, quando introduzido no meio acadêmico, pode sofrer atrasos em virtude do contato diminuto com textos e mínima interação comunicativa. Assim sendo, apreende-se que os genitores e parentes não agem eficazmente para assegurar o apresentado na Magna Carta.

Em suma, é mister que medidas sejam tomadas para reverter os empecilhos acerca da valorização do aprendizado dos códigos linguísticos e sua utilização. Dessa forma, urge que o Ministério da Educação elabore um programa de alfabetização colaborativo entre pais e professores, o qual deve contar, especificamente, com acervo de livros para estudo conjunto com os filhos, aparato didático e videoaula dinâmica, por meio do investimento governamental em uma plataforma técnica funcional e divulgação ampla desse serviço, a fim de que a nação reconheça a importância desse conhecimento.
* Acredito que a intervenção está completa
* Não tenho o que falar da estrutura da redação, só do tamanho dos parágrafos, mas se couber tudo na folha, então desconsidere


Espero ter ajudado! ;)

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
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Por bylaabs
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#48426
@jherodrigues, faço todas as redações na folha, eu quis falar que na hora de passar para o word aconteceu esse erro :) Coube tudo na folha sim. Introdução: 6 linhas D1: 9 linhas D2: 10 linhas Conclusão: 5 linhas.

Eu pensei que o teria que ter 3 erros ortográficos para perder os 40 pontos na C1 :// Usei o gerúndio poucas vezes, pensei também que fosse errado cometer o gerundismo, mas usar o gerúndio de forma pontual seria de boa :/ Se os erros foram a crase e a ''palavra videoaula'' seriam 2 erros, aí no próximo eu perderia, não?

Obrigada por corrigir, me ajudou muito <3

''Somos sempre um pouco menos do que pensávamos.
Raramente, um pouco mais.'' - Cecília Meireles
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Por Jeniffeeee
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#48440
@bylaabs, oi! Não estou mais corrigindo até o ENEM, mas a Jhe já fez uma ótima correção. A sua redação está ótima! Não tem problema usar alguns gerúndios durante o texto e o máximo de erros que o ENEM admite é 2. Até mais :D

Tudo sempre parece impossível até que seja feito.
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