Em primeiro lugar, vale ressaltar que a crise na Venezuela dificulta a inclusão social, econômica e humanitária no país. Segundo o artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”. Acerca disso, cabe mencionar que na Venezuela as pessoas estão com dificuldades de exercer os direitos previstos na referida declaração, itens básicos para a sobrevivência como comida, água, medicamentos têm seus preços elevados por conta da inflação que está acima de 1.000.000%, além da falta de eletricidade que não é fornecida regularmente.
Por conseguinte, é mister destacar que a crise na Venezuela arrasta-se desde os últimos anos do governo Hugo Chavez. É fato que após a morte de Chavez em 2013, iniciou o governo do presidente de Nicolas Maduro. Segundo pesquisa divulgada pelo instituto Verbárometro, 67%dos venezuelanos desejam a saída de Maduro da presidência. O atual governo é alvo de inúmeras polêmicas por conta de suspeita de fraudes nas eleições, corrupção, denúncias de prisões arbitrárias, ameaças, torturas e até mesmo execução de opositores do regime. Além disso, o governo do presidente Nicolas Maduro recusou ajuda humanitária de outros países, fechando fronteiras e proibindo a ajuda para a população.
Portanto, entende-se que, medidas tendem a serem tomadas para combater esta questão. Logo, cabe ao Grupo de Lima, que reúne 14 países para discutir a crise na Venezuela, abordar a crítica situação no país e explorar formas de contribuir para a restauração da democracia no país. Tal ação deve visar o repúdio a violência e a permissão da entrada e distribuição de suprimentos para o povo venezuelano, além de desenvolver sanções econômicas no país a fim de restaurar a economia e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Dessa forma, os direitos básicos inerentes à vida e à igualdade poderão ser cumpridos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada