Diante dessa problemática, é preciso analisar, inicialmente, que os direitos dos presidiários são escassos e maioria das vezes não são compridos, um deles é o atendimento a saúde de qualidade. Por isso diverso presos morrem por causa de doenças que são transmitidas através de ambientes sujos em falta de monitoramento e limpeza. Segundo os dados do G1, o numero de presos mortos por doenças respiratórias no Rio de Janeiro em 2020 foi o dobro de 2019. Logo, se acredita que esses números vão aumentar cada vez mais se não houver soluções.
Alem disso, diversas rebeliões são feitas por presidiários em busca de direitos e uma melhor qualidade de vida dentro dos presídios. Já que seus direitos são violados os detentos brigam e matam uns aos outros em buscas de superioridade para ter uma cama melhor e um espaço com mais vantagens entre os outros presos, como se fossem animais em busca de território. Em uma de suas palestras o Padre Fabio de Melo relata uma frase que diz ‘‘A maior prisão que podemos ter na vida é aquela quando agente descobre que estamos sendo não aquilo que somos, mas o que o outro gostaria que fôssemos’’. Logo, se acredita que o modo de vida dos presos faz eles se tornarem outro tipo de pessoa.
Nota-se que medidas devem ser tomadas para melhorar o sistema prisional do país. O governo junto com o Ministério da Saúde deve promover melhorias como, construir novos presídios com mais selas e mais espaços com ambientes limpos e higienizados. Melhorias na área da saúde como consultas, e visitas medicas mensais. Contribuindo assim para a melhor saúde e qualidade de vida dos detentos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.