Em primeiro lugar, vale ressaltar que o uso massivo deles trazem consequências para a saúde, como problemas neurológicos, dificuldades respiratórias, câncer entre outros; atingem principalmente os agricultores e pessoas que vivem no meio rural; porém a população urbana também não está livre da intoxicação. Contudo, o meio ambiente também é afetado, pois a aplicação desses inseticidas causam a infertilidade do solo e contaminam as águas, fazendo com que eles sejam transportados para outros lugares.
Além disso, o Brasil é o terceiro maior consumidor desses produtos, fazendo com que muitos alimentos tenham a alta concentração de agrotóxicos, os principais são o morango, laranja, uva, alface, pimentão e abacaxi. O uso exacerbado deles, causam a dependência na produção agrícola, pois as sementes geneticamente modificadas são desenvolvidas para aceita-los. Cerca de 28% dos alimentos brasileiros apresentam componentes não autorizados ou acima do permitido, de acordo com a ANVISA.
Portanto, para que ocorra a diminuição desses agroquímicos é necessário a aplicação da lei de forma mais rígida, para evitar que ultrapassem o uso permitido; dar preferência para os produtos biológicos, os quais evitam as pragas porém de uma forma mais natural e que não causam problemas as plantações e nem a saúde; e a orientação da população ao comprarem tais produtos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.