Por Ingrid27
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#45142
Promulgada pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos indivíduos o direito a moradia e ao bem estar social.
Conquanto, a falta de moradia impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito universal na prática. Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada.
A educação é o fator principal no desenvolvimento de um País. Hodiernamente,ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é refletido na desigualdade socioeconômica (Ex:déficit habitacional) e na falta de emprego. De acordo com um levantamento da ONU, 33 milhões de brasileiros não têm onde morar. No início de 2018, eram 6,69 milhões de famílias sem casa no Brasil, e 6,05 milhões de imóveis vazios.
Esse déficit habitacional tem como principais fatores: os altos preços imobiliários e os baixos salários. Ou seja, para muitas dessas famílias pagar um aluguel ou financiamento de um imóvel comprometeria uma grande parcela de sua renda familiar.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 11 milhões de pessoas vivem em favelas ou em moradias consideradas precárias.
A habitação é um bem de custo elevado e acesso seletivo, excluindo assim os grupos sociais menos favorecidos economicamente. Diante disso, esta pesquisa teve então como objetivo principal fazer uma análise da questão habitacional no Brasil, considerando que a habitação trata-se de uma questão mister nas políticas públicas, ao se projetar como uma forma material de inclusão social.
Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema. Dessa maneira, urge que o governo deve tomar medidas para se criar mais e melhores empregos – ainda que não seja uma tarefa simples e imediata e investir na educação por meio de programas sociais com a participação de profissionais, livros paradidáticos na companhia de depoimentos motivacionais, a fim de contribuir com a redução socioeconômica. Dessa forma, o Brasil poderia superar o problema habitacional.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por dudaramos1
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#45146
Olá @INGRID25136, tudo bem? Vou fazer algumas observações na sua redação, ok?

Promulgada pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos indivíduos o direito a àmoradia e ao bem estar social. Conquanto, a falta de moradia impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito universal na práticaPor que há falta de moradia?. Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada.
Então Ingrid, sua introdução não contém suas teses, e como são 2 desenvolvimentos, devemos argumentar acerca de 2 "obstáculos" que causam o problema antecipando-os na introdução. Você colocou repertório e soube encaixa-lo bem na redação, além do seu desfecho ter ficado bom também. Bom trabalho! :D

Ausência do conectivo A educação é o fator principal no desenvolvimento de um País. Hodiernamente,ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é refletido na desigualdade socioeconômica(Como é o oposto? Como esse aspecto é negligenciado pelo Estado?) (Ex:déficit habitacional) , como por exemplo, no déficit habitacional e na falta de emprego. De acordo com um levantamento da ONU, 33 milhões de brasileiros não têm onde morar. No início de 2018, eram 6,69 milhões de famílias sem casa no Brasil, e 6,05 milhões de imóveis vazios.
Esse déficit habitacional tem como principais fatores: os altos preços imobiliários e os baixos saláriosVocê deveria ter colocado essas teses na introdução e feito parágrafos separados falando de cada um deles, dessa forma, sua estrutura ficaria correta. Ou seja, para muitas dessas famílias pagar um aluguel ou financiamento de um imóvel comprometeria uma grande parcela de sua renda familiar.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 11 milhões de pessoas vivem em favelas ou em moradias consideradas precárias.
A habitação é um bem de custo elevado e acesso seletivo, excluindo assim os grupos sociais menos favorecidos economicamente. Diante disso, esta pesquisa Falando dessa forma, parece que você realizou a coleta de todos esses dados e etc, o corretor do enem não quer isso, ele quer que você expresse seus argumentos, apresentando os dados e argumentando acima deles. teve então como objetivo principal fazer uma análise da questão habitacional no Brasil, considerando que a habitação trata-se de uma questão mister nas políticas públicas, ao se projetar como uma forma material de inclusão social.
Esse parágrafo ficou bem confuso e não apresenta a estrutura cobrada nas redações do enem. O certo seria você ter feito dois parágrafo, como eu escrevi logo acima. Você colocou muitos repertórios, o que ajudou na sua argumentação, mas não pode-se argumentar apenas por eles,
você deveria ter argumentado com as suas palavras de acordo com o dado exposto, entende? Qualquer dúvida pode me marcar, que eu respondo sempre que possível. Te indico estudar a estrutura da redação dissertativo-argumentativa e ler redações nota 1000.


Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema. Dessa maneira, urge que o governo(Agente) deve tomar medidas para se criar mais e melhores empregos(Finalidade)– ainda que não seja uma tarefa simples e imediata e investir na educação por meio de programas sociais com a participação de profissionais(Ação), livros paradidáticos na companhia de depoimentos motivacionais, a fim de contribuir com a redução socioeconômica(Finalidade). Dessa forma, o Brasil poderia superar o problema habitacional.
Não consegui identificar seu modo/meio nem o detalhamento, portanto sua redação apresenta apenas 3 elementos.

Então foi isso Ingrid, espero ter te ajudado, em futuras redações escritas pode me marcar, até logo. Bons estudos!!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
a falta de moradia e luta por habitação
por marqwes    - In: Outros temas
0 Respostas 
241 Exibições
por marqwes
2 Respostas 
172 Exibições
por Thalya17
5 Respostas 
141 Exibições
por Thalya17
A falta de moradia no Brasil
por Viih10    - In: Outros temas
0 Respostas 
114 Exibições
por Viih10
Direito a moradia digna no Brasil.
por LaisVilela    - In: Outros temas
0 Respostas 
189 Exibições
por LaisVilela
1 Respostas 
295 Exibições
por lilica4soa
0 Respostas 
730 Exibições
por vinicius2008
O acesso a moradia no Brasil
por beaborgesz    - In: Outros temas
0 Respostas 
75 Exibições
por beaborgesz
Moradia as pessoas de baixa renda
por gleymyson    - In: Outros temas
1 Respostas 
93 Exibições
por gleymyson
0 Respostas 
183 Exibições
por Eduardaferr
Impacto da arte

A arte, em suas diversas formas e manifestaç[…]

Na atualidade, a desigualdade social é muit[…]

A mulher invisível

A mulher tende a ser diversas vezes muito injusti&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM