Segundo Nelson Mandela, a educação seria a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo. A afirmação de Mandela propõe que ela seja capaz de ajudar as pessoas de diversas maneiras, tornando-se assim, necessária para o desenvolvimento de cada indivíduo. Nesse viés, com as instituições de ensino é possível abordar variados assuntos, de modo que os estudantes tenham uma formação e organização melhor de ideias. Além disso, nestes locais há uma preparação para a qualificação no trabalho.
Entretanto, a educação enfrenta certos dilemas, os quais dificultam que ela seja acessível a todos. Uma pesquisa feita pelo IBGE aponta que cerca de, 40% da população acima de 25 anos não concluíram o ensino básico. Tal fato deve-se a baixa infraestrutura e ineficiência na qualidade deste sistema, uma vez que existe uma ausência de investimentos. Outro fator é a falta de incentivo das escolas, o que faz com que jovens não sintam-se atraídos a frequenta-la. Ademais, muitos deles vivem em situações precárias e precisam ajudar em casa, assim abandonando os estudos.
É notório, portanto, que a educação é uma ferramenta importante para a transformação social de cada ser. Contudo, é evidente que ela não tem sido uma das prioridades do Estado. Sendo assim, o governo deve investir com verbas maiores no sistema educacional, promovendo campanhas e melhorando a infraestrutura das instituições de ensino, a fim de ampliar o acesso deste meio para todos, assim como visa a Constituição Federal. As escolas devem também contribuir, buscando formas dinâmicas para estimular os estudantes. Elas podem estar apresentando palestras com educadores e profissionais, para que o assunto seja melhor abordado. Desse modo, com o intuito de que pais e alunos entendam a relevância da educação para a formação de uma boa sociedade em um todo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada