Primeiramente, é preciso salientar que a dificuldade de ter uma condição básica para sobreviver, é a causa latente do problema. A busca por trabalho para ter no mínimo uma boa condição, faz com que alguns troquem seu esforço por comida, abrigo e saúde, sem se deparar que isso seja um problema e não uma solução. Diante disso, é preciso que as pessoas entendam que esse tipo de comportamento não é algo normal e quando se depararem com isso, devem agir para impedir.
Em segundo plano, outra causa relacionada ao trabalho escravo contemporâneo é o trabalho infantil, além de ser um trabalho conduzido por menores de 18 anos, é realizado em situações precárias. É necessário uma dedicação da parte da sociedade para denunciar tais acontecimentos, visto que através das leis é possível garantir ao trabalhador segurança.
Portanto, uma intervenção faz-se necessária, é dever da escola levar esse tema avante em debate para que os alunos saibam a importância de combate-lo. Devem haver projetos e palestras para que as pessoas aprendam agir de forma corretamente, tais eventos podem ocorrer durante o período escolar. Além disso, os alunos devem conscientizar a população para que mais pessoas compreendam o assunto, e assim venceremos esse problema.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.