Pode-se dizer que a desigualdade econômica é um fator determinante para a persistência do problema. Isto é apontado como consequência da falta de oportunidade de empregos gerados pelo sistema capitalista. Com isso, parte da massa de trabalhadores dos centros urbanos vivem em condições precárias nas comunidades e periferias. Concluindo-se que as crianças e jovens ,como geração futura, não tenham facilidade no acesso a educação qualificada determinante para mudança desta qualidade de vida.
Em segunda análise , além da crise na educação , é válido ressaltar outros serviços públicos deficientes, a exemplo : segurança ,transporte e saúde . Esta escassez de infraestrutura respinga na maior massa da população das grandes cidades aumentando a criminalidade , desenvolvimento da mobilidade urbana e superpopulação . Em síntese , esses fatores atuam em direção a um problema social cada vez maior .
Diante dos argumentos, deve-se estabelecer mecanismos para coibir o cenário atual. Dessa forma, faz-se necessário que o Ministério de Educação e Cultura(MEC) promova , por meio de verbas governamentais , ensino de qualidade com cursos profinalizantes e técnicos, afim de formar adultos com maior qualificação para o mercado de trabalho e consequentemente melhorar a qualidade de vida. Sendo assim, priorizando a educação, será possivél tornar homens livres de suas próprias escolhas como acreditava Rousseau.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada