Em primeiro plano, é evidente que poucas pessoas conseguem desfrutar da arte. Segundo Thomas Wolfe, a cultura é a arte elevada a um conjunto de crenças. Ou seja, homens e mulheres de todas religiões e raças deveriam poder aproveitá-la. Porém ,isso não é visto na realidade, quando, muitas vezes, somente pessoas da elite conseguem presenciar uma peça teatral, uma orquestra ou um museu de arte. A desigualdade de classes impacta diretamente nesse aspecto.
Por conseguinte, o pensamento que muitos tem sobre a arte impossibilita-os de prová-la. De acordo com Elaine Sekimura :" Incentivar a leitura é a forma mais eficaz de disseminar cultura e valores, incitar a imaginação e despertar a criatividade". Contudo, é comum jovens e adultos não lerem, mesmo nunca tendo tido essa experiência. A indiferença e a preguiça prevalecem em pessoas que não tem o hábito da leitura, infelizmente, não sabem o que as páginas de um livro tem para oferecer.
Portanto, urge a necessidade de soluções para essas problemáticas. O Ministério da Educação(Mec), por meio de escolas e faculdades, deve criar o programa "Arte e Cultura Digital", a fim de conscientizar a população sobre a Arte. Essa ação seria feita visando disponibilizar artes brasileiras e pdf de livros de forma gratuita. Assim, o caminho para utilização da arte para transformação social estará livre.
@Geralcinoj
@GlendaMorais
Podem corrigir, por favor?
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.