Em primazia, é necessário entender que, reduzir a maior idade penal não irá resolver o problema, pois para os jovens criminalizados, fazer o que a lei determina não é um ato plausível, já que nem os próprios policiais a executam e dessa forma incentivam esses jovens das favelas a pensar que o crime compensa. Análogo a isso, temos o alto indice de menores cometendo crimes hediondos e, infelizmente deixam de exercerem o direito de estarem na sala de aula para ampliarem seus conhecimentos de mundo.
Outrossim, uma pesquisa do Datasenado mostrou que de 1232 pessoas entrevistadas, 89% acreditam que a problemática será resolvida se houver a redução da maior idade penal, deixando claro que, hobernamente, a sociedade não confia no sistema de segurança da polícia e acredita que faz-se mister sacrificar a juventude ao invés de irem a luta para que policiais corruptos e milicianos sejam colocados como o motivo da problemática.
Portanto, para que os jovens não se revoltem contra o sitema e a sociendade confie nos batalhões, urge que o governos crie programas nas favelas a fim de resgatar para as salas de aulas os jovens que estão entregues ao crime e, deve também fazer uma campanha junto a mídia tendo como finalidade encorajar a sociedade denunciar policiais corruptos e milicianos que perpetuam a violência nas favelas. Dessa forma, não teremos os filmes "Tropa de elite e Tropa de elite 2: O inimigo agora é outro" como realidade do brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.