Primeiramente, vale mencionar a atuação dos cookies na internet, que são meios de armazenamento de dados sobre os visitantes de um site. De acordo com o fundador da Microsoft, Bill Gates, em alguns anos só irá existir dois tipos de empresas, as que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios. Dessa forma, observa-se que o intuito dos cookies é influenciar o comportamento do consumidor, utilizando as informações para venda e marketing de produtos conforme as preferências de quem acesse o site. Logo, é inegável a existência do ultraje aos dados pessoais de quem navega virtualmente e se quer imagina que suas informações estão sendo adquiridas e armazenadas.
Além disso, há de se considerar a recente Lei Geral de Proteção de Dados, que dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, a fim de proteger os direitos fundamentais do cidadão. Constata-se que a nova lei não atua somente na esfera virtual, mas também nos estabelecimentos que coletam os dados pessoais dos clientes – como telefone, e-mail, número de documento pessoal, endereço – sem o consentimento ou para fins diferentes dos acordados. Ademais, ocorre que essa arrecadação de informações desnecessárias é para a venda dos dados a outras empresas. Enfim, está claro que o ramo de empreendimento precisa demonstrar comprometimento e profissionalismo ao tratar dos dados pessoais de seus clientes para não compactuar com a aplicação de golpes, porque a venda de dados também colabora com isso.
Portanto, é nítida a manipulação do comportamento e desenvolvimento da pessoa por conta dos avanços tecnológicos. Por isso, é necessária a atuação do governo, por intermédio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, para conscientizar a população dos riscos da internet – como o vírus, acesso remoto e vigilância não autorizada por aparelhos, aplicação de golpes, venda de dados –, por meio de palestras, propagandas na TV aberta e divulgação em redes sociais, a fim de esclarecer para a sociedade a importância do sigilo de seus dados pessoais. Por sua vez, cabe ao Ministério da Educação investir em laboratórios de informática e inserir essa disciplina como obrigatória em todas as escolas públicas e particulares de ensino básico, por meio da inclusão de artigo na Lei de Diretrizes e Bases da Educação que determina a grade curricular dos ensinos básicos, a fim de proporcionar um conhecimento digital aos estudantes sobre a funcionalidade e perigos da internet.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.