Por APOLLO73
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#44622
No livro “O senhor das moscas”, crianças se encontram presas em uma ilha sem nenhum responsável por elas, desta forma, elas estão passíveis a se machucar e até mesmo a perderem suas vidas. Não obstante, o cenário atual mundial se encontra em um imenso caos por conta da falta de supervisão de adultos, o que gera consequentemente, vulnerabilidade de menores. Sendo assim, é imprescindível que o controle de mídias digitais ocorra para a própria segurança de seus usuários menores de idade.

Primeiramente, um dos empecilhos é o conteúdo que manipula e age de forma negativa sobre a visão de mundo dos consumidores. De acordo com o sociólogo Émile Durkheim, os indivíduos tendem a seguir o pensamento do coletivo e o imitar. Deste modo, o conteúdo promovido por alguns “influencers”, pode levar a criança em formação para uma tomada de decisões erradas.

Em segundo lugar, as propagandas vendem ideias agradáveis, como brinquedos e aparelhos eletrônicos para crianças, sendo que muitas delas não possuem condições financeiras para realizar as compras. Na óptica de Pierre Bourdieu, o poder aquisitivo é responsável pelo status e prestígio social, dessa maneira, o dinheiro age com um poder simbólico sobre as pessoas. Com isso, os menos privilegiados sofrem com propagandas de marcas famosas que passam a imagem de felicidade e status em um bem material.

Em síntese, a internet é um lugar cheio de más intenções onde indivíduos podem ser moldados e ludibriados pela manipulação presente em propagandas. Portanto, para combater essas ameaças cabe ao ministério da educação (MEC) promover a inserção de aprendizado de tecnologias na grade curricular, tendo-se o princípio de conscientizar as crianças e adolescentes com a informação. E também se faz útil as palestras onde os responsáveis serão alertados e orientados de como lidar com o controle de mídias sociais de seus filhos. Em conseguinte, a segurança dos indivíduos seria proporcionada pela supervisão de adultos, se distanciando da obra “o senhor das moscas”.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por jheromagnoli
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#44626
@APOLLO73, claroo :D

No livro “O senhor das moscas”, crianças se encontram presas em uma ilha sem nenhum responsável por elas, desta forma, elas estão passíveis a se machucar e até mesmo a perderem suas vidas. Não obstante, o cenário atual mundial, [vírgula] se encontra [encontra-se] em um imenso caos por conta da falta de supervisão de adultos, o que gera consequentemente, vulnerabilidade de menores. Sendo assim, é imprescindível que o controle de mídias digitais ocorra para a própria segurança de seus usuários menores de idade.
* Poderia citar seus argumentos que iria desenvolver

Primeiramente, um dos empecilhos é o conteúdo que manipula e age de forma negativa sobre a visão de mundo dos consumidores. De acordo com o sociólogo Émile Durkheim, os indivíduos tendem a seguir o pensamento do coletivo e o imitar. Deste modo, o conteúdo promovido por alguns “influencers”, pode levar a criança em formação para uma tomada de decisões erradas.
* Faltou desenvolver mais a argumentação e arrematar a tese no final do §

Em segundo lugar, as propagandas vendem ideias agradáveis, como brinquedos e aparelhos eletrônicos para crianças, sendo que muitas delas não possuem condições financeiras para realizar as compras. Na óptica de [do sociólogo] Pierre Bourdieu, o poder aquisitivo é responsável pelo status e prestígio social, dessa maneira, o dinheiro age com um poder simbólico sobre as pessoas. Com isso, os menos privilegiados sofrem com propagandas de marcas famosas que passam a imagem de felicidade e status em um bem material. [faltou arrematar a tese]

Em síntese, a internet é um lugar cheio de más intenções onde indivíduos podem ser moldados e ludibriados pela manipulação presente em propagandas. Portanto, para combater essas ameaças cabe ao Ministério da Educação (MEC) promover a inserção de aprendizado de tecnologias na grade curricular, tendo-se o princípio de conscientizar as crianças e adolescentes com a informação. E também se faz útil as palestras onde os responsáveis serão alertados e orientados de como lidar com o controle de mídias sociais de seus filhos. Em conseguinte, a segurança dos indivíduos seria proporcionada pela supervisão de adultos, se distanciando [cuidado com o gerúndio] da obra “o senhor das moscas”.
* Faltou o meio da primeira ação
* Faltou o agente e meio da segunda ação
* Creio que falta organização, use a sequência - agente, ação, detalhamento, meio e finalidade - fica mais fácil


Espero ter ajudado! ;)

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
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Por APOLLO73
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#44672
@jherodrigues, ajudou sim, obrigado!
Quando você disse arrematar a tese, seria eu finalizar ela confirmando que é algo negativo, é algo desse tipo?
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Por jheromagnoli
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#44691
@APOLLO73, é você arrematar o seu argumento, se é algo negativo ou positivo vai depender dele, do contexto da argumentação, é só um final para o parágrafo mesmo.

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Por ahyesterday
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#44719
O conectivo "não obstante" não foi uma boa escolha para a introdução. Ele sugere uma quebra entre a ideia anterior e a seguinte e eu acredito que o seu objetivo era relacionar o livro com a realidade, um paralelo entre a ficção e o real.

"Primeiramente, um dos empecilhos" - empecilhos para...?

Faltou uma conexão entre as ideias do seu argumento, elas devem ser explicitamente conectadas. Sugestão de reescrita:

De acordo com o sociólogo Émile Durkheim, os indivíduos tendem a seguir o pensamento do coletivo e o imitar. Nesse sentido, um dos obstáculos à segurança das crianças na internet é a existência de um conteúdo que manipula os consumidores, agindo de forma negativa sobre a visão de mundo desses. Consequentemente, as temáticas promovidas por alguns “influencers”, pode levar a criança em formação para uma tomada de decisões erradas, podendo prejudicar o desenvolvimento cognitivo do infante.

No segundo parágrafo de desenvolvimento, também acho que você deveria inverter as frases para que a causa e o aprofundamento da causa fiquem delimitados. O repertório social não pode ficar "voando", ele tem que se encaixar no tópico frasal ou no aprofundamento da causa ou na consequência. Não basta apenas ter a ver com o tema. De qualquer maneira, não se encaixa no tema "a criança e a internet", foi fuga temática.

Os elementos da conclusão não foram bem delimitados, não sei o que era meio, o que era ação ou finalidade, ficou um pouco confuso.
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