Primeiramente, um dos empecilhos é o conteúdo que manipula e age de forma negativa sobre a visão de mundo dos consumidores. De acordo com o sociólogo Émile Durkheim, os indivíduos tendem a seguir o pensamento do coletivo e o imitar. Deste modo, o conteúdo promovido por alguns “influencers”, pode levar a criança em formação para uma tomada de decisões erradas.
Em segundo lugar, as propagandas vendem ideias agradáveis, como brinquedos e aparelhos eletrônicos para crianças, sendo que muitas delas não possuem condições financeiras para realizar as compras. Na óptica de Pierre Bourdieu, o poder aquisitivo é responsável pelo status e prestígio social, dessa maneira, o dinheiro age com um poder simbólico sobre as pessoas. Com isso, os menos privilegiados sofrem com propagandas de marcas famosas que passam a imagem de felicidade e status em um bem material.
Em síntese, a internet é um lugar cheio de más intenções onde indivíduos podem ser moldados e ludibriados pela manipulação presente em propagandas. Portanto, para combater essas ameaças cabe ao ministério da educação (MEC) promover a inserção de aprendizado de tecnologias na grade curricular, tendo-se o princípio de conscientizar as crianças e adolescentes com a informação. E também se faz útil as palestras onde os responsáveis serão alertados e orientados de como lidar com o controle de mídias sociais de seus filhos. Em conseguinte, a segurança dos indivíduos seria proporcionada pela supervisão de adultos, se distanciando da obra “o senhor das moscas”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.