De acordo com o "G1", em 2019, a pesquisa "Retratos da leitura no Brasil" apresentou dados de 2016, onde a média anual de leitura no Brasil é de 2,43. Diante de tal fato, fica claro que muitos brasileiros ainda não entenderam o quão essencial é a leitura e, assim, precisam de incentivo para a descobrirem. Percebe-se, então, que é necessário encontrar as causas desta deficiência, afinal, um baixo índice de leitura denúncia o desconhecimento da importância da mesma diante da sociedade, bem como, a falta do estado e da própria família no combate desta problemática, pois de acordo com o Art. 2° da LDB, a educação é dever da família e do estado, logo estes devem educar a pátria para adquirir o hábito de ler. Isto posto, entende-se que o baixo índice de leitura no país é responsabilidade tanto do estado, que deve zelar pelo pleno desenvolvimento do cidadão, como da família, que deve incentivar a leitura desde cedo e, impreterivelmente, ser exemplo de leitor.
Por conseguinte, tal realidade impede que muitos, no Brasil, percebam que a leitura é indispensável em todas as esferas da vida. Em virtude disso, a escritora brasileira, Clarice Lispector declarou em uma entrevista para a TV Cultura, no início de 1977, que escreve sem a esperança de que sua escrita altere qualquer coisa. Nota-se, tanto através de tal fala, como do baixo índice de leitura do brasileiro, que certa parcela da sociedade ainda não entendeu que a falta da leitura os prejudica. Em contrapartida, a aquisição do interesse pela leitura proporciona o desenvolvimento do indivíduo, ampliando-lhe seu vocabulário, capacidade de criticidade, raciocínio, interpretação, além de favorecer a aprendizagem em diversos aspectos. Dessarte, vê- se que o universo e, consequentemente, os benefícios da leitura precisam ser descobertos na sociedade brasileira, para que, finalmente, haja propensão em obter-se o desejo de ler.
A partir disso, é necessário que se busque solucionar tal problemática. Logo, cabe ao Ministério da Educação, junto ao Sistema Escolar, investigar a realidade lateral do aluno, a fim de encontrar as razões da falta do hábito de ler e, posteriormente, incentivar a leitura por meio da curiosidade do estudante. Assim, as histórias em quadrinhos e as fanfiction podem ser uma forma de incentivo, uma vez que as HQs chamarão a atenção por serem curtas e, supostamente, simples, mas com a capacidade de aguçar a curiosidade do aluno, algo que o levará a desejar conhecer mais sobre a história e/ou personagem. Em relação a fanfiction, o professor poderia propor uma leitura relacionada ao gosto do discente e lhe pedir para reescrever as partes que este gostaria que fosse diferente, desse forma, o aluno faria tal leitura atendo, com o intuito de alterar o que lhe desagrada e com isso seria incentivado tanto a ler, como a escrever. Desse modo, a leitura seria estimulada através da curiosidade e da criação, assim, será cada vez menor o número de pessoas no Brasil que "mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê", como afirmou Lobato.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 175
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.