O ambiente familiar e as experiências que a criança vive no decorrer de sua vida influencia no seu desenvolvimento. Os pais são aqueles que estabelecem o primeiro ciclo de aprendizagem, pois o ensinam os valores básicos em casa. O segundo a escola, que tem um papel importante na socialização e educação dos jovens.
A família é reconhecida como aquele que intrui na formação da criança, porém a falta de estímulo por parte dela ainda é grande e a experiência da literacia familiar não é muito realizada no país. Por meio de histórias as crianças podem aprender os valores culturais e sociais, ler para uma criança ajuda a desenvolver sua criatividade, instimulam o ampliamento do vocabulário, de seus conhecimentos e dão habilidades sociais, também ajuda no desempenho escolar, contribuindo para a aprendizagem ao longo da vida.
Contudo, há necessidade de implantar o hábito de leitura na vida das crianças. As escolas devem incentivar a prática da leitura com incentivo de atividades como os paradidáticos, que sejam livros coloridos e com muitas imagens e que possam proporcionar o interesse pela leitura. Também, as Secretarias Municipais de Educação devem realizar campanhas de inclusão da literatura na vida das pessoas divulgadas nas redes sociais, com o objetivo de incentivar a família a fazer parte da vida escolar de seus filhos e destacando a importância da parceira entre escola e família. Sendo assim é possível que existam melhores relações entre pais e filhos e cada vez mais pessoas que apresentam uma relação com a leitura desde cedo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.