Por Mariainesbr
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44240
Em 1789, o Iluminismo consolidou a Declaração Universal dos direitos do homem e do cidadão, documento no qual estabelece como obrigação da família cooperar para a formação dos filhos. Entretanto, no Brasil, não há uma cultura efetiva de incentivo a leitura. Por isso, medidas possíveis devem ser tomadas para a resolução da problemática.
Em primeira síntese, a alienação é um obstáculo para o estímulo à leitura na infância. Logo, parcela considerável das crianças gosta mais de assistir à TV ou a vídeos na internet do que ler. Nesse sentido, um dos primeiros motivos disso é que não existe uma "indústria Cultural" - termo da escola de Frankfurt- no qual evidencia a manipulação da mídia sobre os comportamentos dos indivíduos, visando o lucro. Aliás, o público infantil é ainda mais fácil de influenciado pelas ideias da antiguidade que ainda fazem sentido na sociedade atual.
Segundamente, percebe-se que as redes sociais desestimula a necessidade de praticar a leitura durante o desenvolvimento educacional da criança. Nesse contexto, o filósofo Theodor adorno, entendia que a mídia busca padronizar os comportamentos dos usuários para que eles tenham a mesma visão de mundo e não desenvolvam o senso crítico. Visto isso, é justamente o uso exarcebado da internet por parte das crianças, que faz com que tornem-se alienadas prejudicando, assim, a formação da opinião crítica e consequentemente a extinção da leitura. Desse forma, enquanto a tese de adornor for realidade primordial, a leitura está longe de ser alcançada na sociedade.
Diante dos argumentos apresentados, conclui-se, portanto, que decisões devem ser executadas com a finalidade de que a leitura na infância seja valorizada como mecanismo na construção da educação da criança. Nesse viés, a mídia - no exercício do seu papel social - deve com urgência, promover um projeto impondo a importância da participação da leitura no dia a dia, utilizando os anúncios como suporte para alcançar um número possível de famílias. Além disso, cabe, também, a escola - sobre o papel dos professores - incentivar a leitura dentro de sala de aula e em casa a partir de dinâmicas literárias. Dessa forma, a leitura na infância será destaque, o senso crítico será estimulado e a tese de adornor não fará tanta influência.
;) ;) :cry:
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
93 Exibições
por darahssh
0 Respostas 
269 Exibições
por yasmwiin
Excesso de tecnologia na infância.
por Bellyisa    - In: Outros temas
1 Respostas 
168 Exibições
por Bellyisa
0 Respostas 
105 Exibições
por Jhuilionzin
0 Respostas 
102 Exibições
por Jhuilionzin
0 Respostas 
115 Exibições
por mariasigff
0 Respostas 
95 Exibições
por Cleverson3
A educação na infância
por Nicole8    - In: Outros temas
0 Respostas 
90 Exibições
por Nicole8
0 Respostas 
71 Exibições
por Larissa5
0 Respostas 
294 Exibições
por kaerride

Desde o advento da Revolução Industr[…]

Katsmoking lais458 Felipe082 podem corrig[…]

A solidariedade pode ser uma grande qualidade do s[…]

Desigualdade social

A desigualdade social é um problema que afe[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM