Por ysafernands
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#44193
O artigo 5°, da constituição federal de 1988, defende o direito pleno de qualquer cidadão. No entanto no que se refere ao racismo no Brasil, tal direito não tem sido assegurado, uma vez que a discriminação racial tem se tornado cada vez mais frequente.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de geografia e estatística) a cada 23 minutos um jovem negro é morto no Brasil, tornando assim, visível a prática exacerbada do racismo entre os brasileiros. Tal ato ocorre devido ao pensamento retrógrado, dando continuidade a ideia de superioridade dos brancos sobre os negros, assim como na época da escravidão.
Ademais, como consequência de tal problema, é notória a falta de oportunidades para os jovens negros de se integrarem na sociedade. Uma vez que as escolas e até mesmo o mercado de trabalho se constitui por uma maioria de pessoas brancas, estampando cada vez mais a escassa liberdade dos negros.
Com base no problema apresentado, medidas são necessárias para solucionar tal impasse. Com ações sistemáticas e políticas públicas torna-se viável a prática de conscientização, e a ressocialização de pessoas negras na sociedade, por meio de projetos do governo, fazendo com que assim possa minimizar a discriminação racial no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por jheromagnoli
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#44211
O artigo 5°, da Constituição Federal de 1988, defende o direito [generalizou] pleno de qualquer cidadão. No entanto, [vírgula] no que se refere ao racismo no Brasil, tal direito [qual?] não tem sido assegurado, uma vez que a discriminação racial tem se tornado cada vez mais frequente.
* Introdução incompleta, não contextualizou muito bem, generalizou muito, não problematizou bem e não trouxe a tese
* Atenção na pontuação, uso de vírgulas
* Sugiro estudar a estrutura da introdução


[faltou conectivo de desenvolvimento] [faltou apresentar seu argumento aqui] Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de geografia e estatística), [vírgula] a cada 23 minutos um jovem negro é morto no Brasil, tornando assim, visível a prática exacerbada do racismo entre os brasileiros. [faltou conectivo] Tal ato ocorre devido ao pensamento retrógrado, dando continuidade a ideia de superioridade dos brancos sobre os negros, assim como na época da escravidão.
* Sugiro estudar a estrutura do desenvolvimento

Ademais, como consequência de tal problema [evite essa retomada], é notória a falta de oportunidades para os jovens negros de se integrarem na sociedade. [faltou conectivo] Uma vez que as escolas e até mesmo o mercado de trabalho se constitui por uma maioria de pessoas brancas, estampando [evitar gerúndio] cada vez mais a escassa liberdade dos negros.
* Mesma coisa do § anterior, está fora da estrutura

[faltou conectivo conclusivo] Com base no problema apresentado, medidas são necessárias para solucionar tal impasse. [faltou conectivo] Com ações [de quem? como seria essas ações?] sistemáticas e políticas públicas torna-se viável a prática de conscientização, e a ressocialização de pessoas negras na sociedade, por meio de projetos [generalizou] do governo, fazendo com que assim possa minimizar a discriminação racial no Brasil.
* Conclusão incompleta, não demonstrou o agente e faltou o detalhamento da ação
* Conscientização é algo ineficaz, principalmente para o racismo
* Generalizou demais, não propôs uma ação concreta e nem o projeito


Espero ter ajudado! ;)

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