Em primeiro lugar, cabe ressaltar a falta de ação do Governo Federal como contribuinte da problemática. Sobre isso, de acordo com o filósofo Thomas Hobbes, o Estado tem o dever de garantir o bem-estar social. No entanto, tal máxima não é seguida pelo governo brasileiro no que concerne ao saneamento básico, pois este não investe suficientemente em meios para universalizar tais serviços em todo o Brasil. Logo, o problema fica estagnado na precariedade.
Ademais, é válido destacar o papel das mídias nesse impasse. Acerca disso, segundo o sociólogo Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser um instrumento democrático não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nesse sentido, entende-se que a função das mídias de comunicação deve ser a de democratizar informações, para que, assim, a população possa debater e se manifestar. Porém, não é o que ocorre com o tema em questão, visto que a mídia não promove o foco necessário sobre ele. Desse modo, as pessoas, não cientes da magnitude deste problema, não vão as ruas cobrar sua melhora ao governo.
Portanto, medidas são necessárias para resolver essa adversidade. Para isso, o poder público deve, por meio de verbas governamentais, investir no combate à precariedade do saneamento básico no país, onde as pessoas deverão denunciar a falta de serviços em suas casas. Assim, realidades como a de Adélia serão apenas uma lembrança no futuro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.