Por Julia437
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Título: inovação, pesquisa e capacitação científica é um bem comum

Percebe-se que a ciência está presente na vida do ser humano antes mesmo do nascimento de Cristo, exemplo disso é Aristóteles considerado o fundador da zoologia, também tem o Teofrasto autor da botânica e Hipócrates pai da medicina. Não é recentemente que há um desenvolvimento da ciência, porém com o tempo houve sua crescente desvalorização, consequentemente o desaceleramento do progresso do país.
Em primeiro plano, evidencia-se por parte do Estado a insuficiência de investimentos e Cortes orçamentários da área da tecnologia e da ciência. Isso decorre devido a uma cultura de desvalorização do cientista e do pesquisador, por parte do governo, o mesmo demonstra uma apreciação a corrupção, já que só em 2015 o Brasil perdeu 2,3% do PIB, devido a tal ato que já se faz comum em meio político. No mesmo ano os investimentos na área da ciência não ultrapassaram de 0,63% do PIB.
Tal quadro reflete na nossa sociedade, onde ocorre um desaceleramento do desenvolvimento do país, ou seja, ficamos distantes de países ricos. É necessário que o ministério da educação em vista no pensamento crítico e científico de seus estudantes. A recriação do MCTI, ministério da ciência, tecnologia inovações.
Além do incentivo do governo à empresas privadas para realizar mais projetos científicos e tecnológicos no país. Edilson Gomes de Lima disse " Somente haverá tecnologia amanhã se houver dedicação investimento em ciência no hoje". Dessa forma garantimos um bem comum, além de um país desenvolvido no plano econômico social.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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