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Por kennypsico
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#44067
A pensadora nigeriana Chimamanda Adiche afirma que a ideia de mudar o status quo - ou seja, o estado das coisas - é sempre penosa. Nessa perspectiva, percebe-se uma inércia no estado de problemas, como os desafios que a mulher enfrenta para se inserir no mercado de trabalho. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um complexo problema, que se enraíza na falta de informação da população e em uma mentalidade sociocultural arcaica.

Djamile Ribeiro, pensadora brasileira, ressalta a importância de nomear as opressões, “já que não podemos combater o que não tem nome”. Porém, a realidade que se impõe é a do desconhecido por grande parte da população, pois de acordo com pesquisas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) o público feminino possui mais dificuldade em encontrar trabalho do que o público masculino, que, por sua vez, ocupa mais da metade dos postos de trabalho e ganham, em média, 30% a mais. Dessa forma, é essencial que a dificultosa inserção da mulher no mercado de trabalho seja reconhecida e nomeada para que tal opressão possa ser efetivamente combatida.

Em segundo análise, nota-se que há uma supervalorização do público masculino em detrimento do feminino, enraizada na tradição judaico-cristã, que ensina que a mulher foi criada apenas com o intuito de ser ajudadora do homem, isto é um fator que influencia na dificuldade da resolução dessa problemática. A filósofa brasileira Marilena Chauí, afirma que “os animais são seres naturais, os humanos, seres culturais”. Tal perspectiva, aponta para influência da cultura na ação humana no que se refere a desvalorização da mulher no mercado de trabalho. Desse modo, é preciso entender a influência da cultura nas ações das pessoas para que o problema possa ser revertido.

Portanto, medidas são necessárias para que a problemática em questão seja combatida efetivamente. Para tanto, o governo Federal junto ao Ministério da Educação deve desenvolver um programa de reconstrução sociocultural, por meio de aulas extracurriculares nas escolas, ministradas por psicólogos, biólogos, sociólogos e antropólogos que comprovarão, através de dados científicos e evidências históricas, que a mulher não é inferior ao homem em nenhuma aspecto e que essa aparente inferioridade é um paradigma que foi construído pelo senso comum através dos séculos. Espera-se, com isso, que a mulher ocupe o seu posto não somente no mercado de trabalho, mas também em todas as áreas da sociedade em que é desvalorizada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Por Ashiley
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#44092
Assim que possível te trago alguns comentários! :D
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Por GlendaMorais
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#44380
kennypsico escreveu:@GlendaMorais, pode corrigir pra mim?
Claro!!

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
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Por GlendaMorais
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#44383
Contextualização
Apresentação do tema
Tese
Tópico Frasal
Dados
Argumentação
Arrematação da Tese
Arrematação de tese na conclusão
Elementos da proposta de intervenção
Frase de efeito
Termos coesivos
Comentários

A pensadora nigeriana Chimamanda Adiche afirma que a ideia de mudar o status quo - ou seja, o estado das coisas - é sempre penosa. Nessa perspectiva, percebe-se uma inércia no estado de problemas, como os desafios que a mulher enfrenta para se inserir no mercado de trabalho. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um complexo problema, que se enraíza na falta de informação da população e em uma mentalidade sociocultural arcaica.( Boa! Contextualiza, apresenta o tema e a tese!)

( Faltou o termo coesivo!)Djamile Ribeiro, pensadora brasileira, ressalta a importância de nomear as opressões, “já que não podemos combater o que não tem nome”. Porém, a realidade que se impõe é a do desconhecido por grande parte da população, pois de acordo com pesquisas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) o público feminino possui mais dificuldade em encontrar trabalho do que o público masculino, que, por sua vez, ocupa mais da metade dos postos de trabalho e ganham, em média, 30% a mais. Dessa forma, é essencial que a dificultosa inserção da mulher no mercado de trabalho seja reconhecida e nomeada para que tal opressão possa ser efetivamente combatida.( Nesse desenvolvimento não vejo a argumentação sobre o tema. É necessário haver uma abordagem do assunto no parágrafo!)

Em segundo análise, nota-se que há uma supervalorização do público masculino em detrimento do feminino, enraizada na tradição judaico-cristã, que ensina que a mulher foi criada apenas com o intuito de ser ajudadora do homem, isto é um fator que influencia na dificuldade da resolução dessa problemática. ( Faltou o termo coesivo!)A filósofa brasileira Marilena Chauí, afirma que “os animais são seres naturais, os humanos, seres culturais”. Tal perspectiva, aponta para influência da cultura na ação humana no que se refere a desvalorização da mulher no mercado de trabalho. Desse modo, é preciso entender a influência da cultura nas ações das pessoas para que o problema possa ser revertido.( Nesse desenvolvimento seu tópico frasal está muito grande, ele tem que ser o mais breve possível. Sua argumentação está rasa e superficial. Lembre-se: ela tem que ser maior que o repertório!)

Portanto, medidas são necessárias para que a problemática em questão seja combatida efetivamente. Para tanto, o governo( Governo) Federal ( vírgula)junto ao Ministério da Educação ( vírgula)( Agente)deve desenvolver um programa de reconstrução sociocultural( Ação), por meio de aulas extracurriculares nas escolas( Meio), ministradas por psicólogos, biólogos, sociólogos e antropólogos que comprovarão, através de dados científicos e evidências históricas, que a mulher não é inferior ao homem em nenhuma aspecto e que essa aparente inferioridade é um paradigma que foi construído pelo senso comum através dos séculos. ( Detalhamento)Espera-se, com isso, que a mulher ocupe o seu posto não somente no mercado de trabalho, mas também em todas as áreas da sociedade em que é desvalorizada.( Finalidade)( Conclusão completa!)

Sua redação não é ruim, mas carece de apsectos relevantes. Estude argumentação, termos coesivos e tópico frasal!
Nom ais, é só!
Espero a próxima! :D

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
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Por GlendaMorais
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#44384
Sua nota ficou 840!
Espero ter ajudado! ;)

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
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