Djamile Ribeiro, pensadora brasileira, ressalta a importância de nomear as opressões, “já que não podemos combater o que não tem nome”. Porém, a realidade que se impõe é a do desconhecido por grande parte da população, pois de acordo com pesquisas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) o público feminino possui mais dificuldade em encontrar trabalho do que o público masculino, que, por sua vez, ocupa mais da metade dos postos de trabalho e ganham, em média, 30% a mais. Dessa forma, é essencial que a dificultosa inserção da mulher no mercado de trabalho seja reconhecida e nomeada para que tal opressão possa ser efetivamente combatida.
Em segundo análise, nota-se que há uma supervalorização do público masculino em detrimento do feminino, enraizada na tradição judaico-cristã, que ensina que a mulher foi criada apenas com o intuito de ser ajudadora do homem, isto é um fator que influencia na dificuldade da resolução dessa problemática. A filósofa brasileira Marilena Chauí, afirma que “os animais são seres naturais, os humanos, seres culturais”. Tal perspectiva, aponta para influência da cultura na ação humana no que se refere a desvalorização da mulher no mercado de trabalho. Desse modo, é preciso entender a influência da cultura nas ações das pessoas para que o problema possa ser revertido.
Portanto, medidas são necessárias para que a problemática em questão seja combatida efetivamente. Para tanto, o governo Federal junto ao Ministério da Educação deve desenvolver um programa de reconstrução sociocultural, por meio de aulas extracurriculares nas escolas, ministradas por psicólogos, biólogos, sociólogos e antropólogos que comprovarão, através de dados científicos e evidências históricas, que a mulher não é inferior ao homem em nenhuma aspecto e que essa aparente inferioridade é um paradigma que foi construído pelo senso comum através dos séculos. Espera-se, com isso, que a mulher ocupe o seu posto não somente no mercado de trabalho, mas também em todas as áreas da sociedade em que é desvalorizada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.