Por Leticia109
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44031
Desde o início da colonização, perpetuou-se a errônea ideia de que a mulher é propriedade do homem. Porém, com o tempo, pensamentos como este foram sendo cada vez mais contestados, graças a movimentos como o feminismo.
Na década de 70 com a segunda onda do movimento feminista, foi criado o termo "cultura do estupro", que aponta comportamentos que violam a mulher, sejam eles físicos ou psíquicos. Cantadas, toques e assobios, são exemplos de como essa cultura está cada vez mais presente em nossa sociedade. De acordo com o jornal Data Folha, 85% das mulheres têm medo de serem vítimas de violência sexual, pois acreditam que possam ser estupradas a qualquer momento, dentro ou fora de suas casas.
Ademais, fala-se sobre a violência sexual sofrida dentro se suas casas. Em muitos casos o estuprador pode ser um conhecido. 50% dos abusos envolvendo crianças e adolescentes, são cometidos por parentes, namorados ou conhecidos da família, e, muitas vezes, a vítima acaba não denunciando. Apenas 10% dos casos chegam a polícia.
É preocupante como a cultura do estupro é normalizada em nossa sociedade. Medidas como a implantação da educação sexual nas escolas, juntamente com parcerias com o governo federal para elaboração de campanhas em prol de conscientizar a população sobre isso, são medidas que devem ser tomadas para reverter esse problema.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por jheromagnoli
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44074
Desde o início da colonização, perpetuou-se a errônea ideia de que a mulher é propriedade do homem. Porém, com o tempo, pensamentos como este foram sendo cada vez mais contestados, graças a movimentos como o feminismo.
* Introdução vaga, deveria contextualizar mais, problematizar e apresentar a sua tese

[faltou conectivo] [faltou chamar o argumento]Na década de 70 com a segunda onda do movimento feminista, foi criado o termo "cultura do estupro", que aponta comportamentos que violam a mulher, sejam eles físicos ou psíquicos. [conectivo] Cantadas, toques e assobios, são exemplos de como essa cultura está cada vez mais presente em nossa sociedade. De acordo com o jornal Data Folha, 85% das mulheres têm medo de serem vítimas de violência sexual, pois acreditam que possam ser estupradas a qualquer momento, dentro ou fora de suas casas. [faltou arrematar a tese]
* Trouxe muitos dados e pouca argumentação

Ademais, fala-se sobre a violência sexual sofrida dentro se suas casas. [conectivo] Em muitos casos o estuprador pode ser um conhecido. [conectivo] 50% dos abusos envolvendo crianças e adolescentes, são cometidos por parentes, namorados ou conhecidos da família, e, muitas vezes, a vítima acaba não denunciando. [conectivo] Apenas 10% dos casos chegam a polícia. [faltou arrematar a tese]
* Falta ligar seus períodos com conectivos e dividir melhor suas ideias
* Faltou argumentação

[faltou conectivo conclusivo] É preocupante como a cultura do estupro é normalizada em nossa sociedade. Medidas como a implantação da educação sexual nas escolas, juntamente com parcerias com o governo federal para elaboração de campanhas em prol de conscientizar a população sobre isso, são medidas que devem ser tomadas para reverter esse problema.
* Intervenção incompleta, faltou meio/modo, finalidade e detalhamento

Espero ter ajudado! ;)

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
0
Avatar do usuário
Por jheromagnoli
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44075
Ah, esqueci de marcar o "nossa" (conclusão), não pode usar 1ª pessoa na redação. Tem que ser impessoal ;)

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Impactos da cultura do estupro no Brasil
por Silva02    - In: Outros temas
6 Respostas 
361 Exibições
por Silva02
0 Respostas 
103 Exibições
por KellSilva
Os impactos da cultura do abuso sexual no Brasil
por Rayelli    - In: Outros temas
11 Respostas 
511 Exibições
por OlrenBeat
1 Respostas 
155 Exibições
por GeovanaAnt
0 Respostas 
107 Exibições
por belovr
1 Respostas 
1137 Exibições
por analuisa777
3 Respostas 
185 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
123 Exibições
por Damarysbg
5 Respostas 
418 Exibições
por Lauany25
4 Respostas 
275 Exibições
por Guuga

Desde o advento da Revolução Industr[…]

Katsmoking lais458 Felipe082 podem corrig[…]

A solidariedade pode ser uma grande qualidade do s[…]

Desigualdade social

A desigualdade social é um problema que afe[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM