Por MaryWhite
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No poema “No meio do caminho”, o escritor Carlos Drummond de Andrade revela, de forma metafórica, a existência de obstáculos no percurso da vida humana. De forma análoga, percebe-se que o preconceito linguístico e suas consequências são “pedras” no meio do caminho da sociedade brasileira. Dessa forma, cabe analisar a importância da linguagem e o fator discriminatório dessa.
Em primeiro lugar, convém analisar a importância do campo linguístico, a fim de que se percebam as incoerências e mazelas da exclusão. De acordo com o psicólogo e pesquisador Vygotsky, a linguagem é o fator que concede ao homem a possibilidade de compreender e interpretar o mundo ao seu redor. Nessa perspectiva, privar indivíduos da expressão pessoal, baseado somente em uma visão purista da língua, é lhes reprimir a criticidade e a própria manifestação de suas particularidades.
Em segundo plano, conforme defendido pelo escritor Marcos Bagno, a discriminação com base no modo de falar é encarada com muita naturalidade na sociedade brasileira. Assim, é válido mencionar o preconceito linguístico como uma face do preconceito social que perdura no Brasil há anos, visto que formulada por uma classe dominante do país, o conhecimento da gramática tem sido usado como instrumento de distinção social.
Diante disso, cabe ao Ministério da Educação formular uma proposta educacional, implementada em escolas de nível fundamental e médio, que englobe o estudo das diversas particularidades da língua, visando aumentar o repertório dos alunos e diminuir o preconceito linguístico.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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