Por Raff
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#44026
Aprovado no ano de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, defende a igualdade e os direitos fundamentais a todos os indivíduos, independente de cor, raça, religião, sexualidade e nacionalidade. No entanto, a persistência do racismo, indica que, parte da sociedade não desfruta desse direito universal. Em razão disso, medidas são necessárias para combater a persistência do racismo, para que assim, possa haver uma população que respeite as diferenças.
Em primeiro lugar, é importante notar, como a Lei Áurea, sancionada pela Princesa Isabel, no dia 13 de maio de 1888, ajudou grandemente a vida dos negros, pois ganharam liberdade. No entanto, após a mesma, não houve nenhum projeto de inserção do negro na sociedade, eles ficaram praticamente a própria sorte. Além disso tiveram que se adaptar as mínimas condições de moradia, já que não tinham outras opções para começarem uma vida nova a partir dali.
Seguidamente, ainda nos dias de hoje, após 132 anos da abolição a escravatura, diversos negros ainda enfrentam diariamente o preconceito por parte da sociedade, que julga pessoas pela cor da pele. Isso ocorre não só no Brasil, mas também em outros países. Pode-se mencionar como exemplo de racismo, o caso do assassinato de George Floyd, um afro-Americano que foi morto por um policial branco, que ajoelhou em seu pescoço durante vários minutos, por alegar que George usou uma nota falsa de vinte dólares. Com isso, é notório que o preconceito ainda existe atualmente, prejudicando a vida de vários negros, não só brasileiros.
Dessa forma, é evidente que medidas devem ser tomadas pelo Departamento de Direitos Humanos, juntamente com o Governo, como, fazer projetos educacionais antirracistas em creches, para ensinar crianças desde novas, a não cometerem o racismo, e ensiná- las a não se calarem se algum dia sofrerem racismo. Adicionalmente, o governo deve criar leis mais severas que punem o racismo, fazer palestras em todas as escolas, de apoio psicológico para quem sofre racismo, e fazer uma lei que adote uma política de igualdade, em todas as empresas, lojas, e comercios, para que assim negros tenham as mesmas oportunidades de empregos no mercado de trabalho, e vivam em um ambiente de igualdade e respeito sempre.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Mendx
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#44714
Aprovado no ano de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, defende a igualdade e os direitos fundamentais a todos os indivíduos, independente de cor, raça, religião, sexualidade e nacionalidade. No entanto (CONECTIVO) , a persistência do racismo, indica que, parte da sociedade não desfruta desse direito universal. Em razão disso (CONECTIVO), medidas são necessárias para combater a persistência do racismo, para que assim, possa haver uma população que respeite as diferenças. (VEJO QUE SUA INTRODUÇÃO POSSUI CONTEXTUALIZAÇÃO + TEMA, PORÉM SUA TESE ESTÁ INCOMPLETA, POIS É NECESSÁRIO QUE TENHA DOIS PROBLEMAS, PARA QUE SEJAM DESENVOLVIDOS, ALÉM DISSO, É NECESSÁRIO QUE SEU PONTO DE VISTA SEJA CLARO, SUA TESE PODERIA ATÉ SER CONSIDERADA COMO NULA, AFINAL QUE MEDIDAS SÃO ESSAS QUE VOCÊ TENTOU CITAR? NÃO ESQUEÇA QUE A INTRODUÇÃO DEVE CONTER TODA A ABORDAGEM DO TEMA)

Em primeiro lugar, (RECURSO COESIVO) é importante notar, como a Lei Áurea, sancionada pela Princesa Isabel, no dia 13 de maio de 1888, ajudou grandemente a vida dos negros, pois ganharam liberdade. (TÓPICO FRASAL) No entanto (CONECTIVO), após a mesma, não houve nenhum projeto de inserção do negro na sociedade, eles ficaram praticamente a própria sorte. Além disso (COLOQUE A VÍRGULA) tiveram que se adaptar as mínimas condições de moradia, já que (CONECTIVO) não tinham outras opções para começarem uma vida nova a partir dali. (O DESENVOLVIMENTO É BOM, MAS NÃO ESTÁ DESENVOLVENDO SUA TESA, ATÉ PORQUE ELA FICOU INCOMPLETA. TAMBÉM FALTOU ARREMATAR O PARÁGRAFO VOLTANDO À TESE)

Seguidamente, (CONECTOR) ainda nos dias de hoje, após 132 anos da abolição a escravatura, diversos negros ainda enfrentam diariamente o preconceito por parte da sociedade, que julga pessoas pela cor da pele (O TÓPICO FRASAL DEVE SER OBJETIVO, ENTÃO, NÃO É NECESSÁRIO ESPECIFICAR O QUE VAI SER FALADO). Isso ocorre não só no Brasil, mas também em outros países. (ESSE RECORTE PODERIA TER APARECIDO NA INTRODUÇÃO, PODE APARECER AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO, MAS É INTERESSANTE NA INTRODUÇÃO) Pode-se mencionar como exemplo de racismo, o caso do assassinato de George Floyd, um afro-Americano que foi morto por um policial branco, que ajoelhou em seu pescoço durante vários minutos, por alegar que George usou uma nota falsa de vinte dólares. Com isso, é notório que o preconceito ainda existe atualmente, prejudicando a vida de vários negros, não só brasileiros. (AQUI VOCÊ COLOCOU A ARREMATAÇÃO, PORÉM TANTO ELA COMO O DESENVOLVIMENTO CONVERSAM POUCO COM SUA TESE, PELO FATO DE ELA ESTAR CONFUSA/INCOMPLETA. É IMPORTANTE TAMBÉM QUE VOCÊ TRAGA REPERTÓRIO)

Dessa forma, é evidente que medidas devem ser tomadas pelo Departamento de Direitos Humanos (AGENTE) , juntamente com o (AO) Governo (MODO/MEIO), como, fazer projetos educacionais antirracistas em creches (AÇÃO, MAS COMO FAZER?), para ensinar crianças desde novas, a não cometerem o racismo, e ensiná- las a não se calarem se algum dia sofrerem racismo(FINALIDADE) (FALTOU O DETALHAMENTO DESSA INTERVENÇÃO). Adicionalmente, o governo (AGENTE) deve criar leis mais severas que punem o racismo (AÇÃO), fazer palestras em todas as escolas, de apoio psicológico para quem sofre racismo (MODO/MEIO), e fazer uma lei que adote uma política de igualdade (AÇÃO), em todas as empresas, lojas, e comercios, para que assim negros tenham as mesmas oportunidades de empregos no mercado de trabalho, e vivam em um ambiente de igualdade e respeito sempre (FINALIDADE).[/quote] (SUA CONCLUSÃO ESTÁ INCOMPLETA E DEVE SER MENOR. TENTE COLOCAR APENAS UMA PROPOSTA PARA QUE SEJA POSSÍVEL DESENVOLVÊ-LA CONTENDO AÇÃO+AGENTE+MEIO/MODO+FINALIDADE+DETALHAMENTO. TAMBÉM É NECESSÁRIO ARREMATAR A CONCLUSÃO RECAPITULANDO A TESE DA INTRODUÇÃO).

Parabéns pela sua redação! Essas foram as observações que consegui fazer, e me esforcei bastante, pois também tenho muito a aprender. Tenho certeza que com a prática conseguiremos!
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Por Raff
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44827
Mendx escreveu:Aprovado no ano de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, defende a igualdade e os direitos fundamentais a todos os indivíduos, independente de cor, raça, religião, sexualidade e nacionalidade. No entanto (CONECTIVO) , a persistência do racismo, indica que, parte da sociedade não desfruta desse direito universal. Em razão disso (CONECTIVO), medidas são necessárias para combater a persistência do racismo, para que assim, possa haver uma população que respeite as diferenças. (VEJO QUE SUA INTRODUÇÃO POSSUI CONTEXTUALIZAÇÃO + TEMA, PORÉM SUA TESE ESTÁ INCOMPLETA, POIS É NECESSÁRIO QUE TENHA DOIS PROBLEMAS, PARA QUE SEJAM DESENVOLVIDOS, ALÉM DISSO, É NECESSÁRIO QUE SEU PONTO DE VISTA SEJA CLARO, SUA TESE PODERIA ATÉ SER CONSIDERADA COMO NULA, AFINAL QUE MEDIDAS SÃO ESSAS QUE VOCÊ TENTOU CITAR? NÃO ESQUEÇA QUE A INTRODUÇÃO DEVE CONTER TODA A ABORDAGEM DO TEMA)

Em primeiro lugar, (RECURSO COESIVO) é importante notar, como a Lei Áurea, sancionada pela Princesa Isabel, no dia 13 de maio de 1888, ajudou grandemente a vida dos negros, pois ganharam liberdade. (TÓPICO FRASAL) No entanto (CONECTIVO), após a mesma, não houve nenhum projeto de inserção do negro na sociedade, eles ficaram praticamente a própria sorte. Além disso (COLOQUE A VÍRGULA) tiveram que se adaptar as mínimas condições de moradia, já que (CONECTIVO) não tinham outras opções para começarem uma vida nova a partir dali. (O DESENVOLVIMENTO É BOM, MAS NÃO ESTÁ DESENVOLVENDO SUA TESA, ATÉ PORQUE ELA FICOU INCOMPLETA. TAMBÉM FALTOU ARREMATAR O PARÁGRAFO VOLTANDO À TESE)

Seguidamente, (CONECTOR) ainda nos dias de hoje, após 132 anos da abolição a escravatura, diversos negros ainda enfrentam diariamente o preconceito por parte da sociedade, que julga pessoas pela cor da pele (O TÓPICO FRASAL DEVE SER OBJETIVO, ENTÃO, NÃO É NECESSÁRIO ESPECIFICAR O QUE VAI SER FALADO). Isso ocorre não só no Brasil, mas também em outros países. (ESSE RECORTE PODERIA TER APARECIDO NA INTRODUÇÃO, PODE APARECER AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO, MAS É INTERESSANTE NA INTRODUÇÃO) Pode-se mencionar como exemplo de racismo, o caso do assassinato de George Floyd, um afro-Americano que foi morto por um policial branco, que ajoelhou em seu pescoço durante vários minutos, por alegar que George usou uma nota falsa de vinte dólares. Com isso, é notório que o preconceito ainda existe atualmente, prejudicando a vida de vários negros, não só brasileiros. (AQUI VOCÊ COLOCOU A ARREMATAÇÃO, PORÉM TANTO ELA COMO O DESENVOLVIMENTO CONVERSAM POUCO COM SUA TESE, PELO FATO DE ELA ESTAR CONFUSA/INCOMPLETA. É IMPORTANTE TAMBÉM QUE VOCÊ TRAGA REPERTÓRIO)

Dessa forma, é evidente que medidas devem ser tomadas pelo Departamento de Direitos Humanos (AGENTE) , juntamente com o (AO) Governo (MODO/MEIO), como, fazer projetos educacionais antirracistas em creches (AÇÃO, MAS COMO FAZER?), para ensinar crianças desde novas, a não cometerem o racismo, e ensiná- las a não se calarem se algum dia sofrerem racismo(FINALIDADE) (FALTOU O DETALHAMENTO DESSA INTERVENÇÃO). Adicionalmente, o governo (AGENTE) deve criar leis mais severas que punem o racismo (AÇÃO), fazer palestras em todas as escolas, de apoio psicológico para quem sofre racismo (MODO/MEIO), e fazer uma lei que adote uma política de igualdade (AÇÃO), em todas as empresas, lojas, e comercios, para que assim negros tenham as mesmas oportunidades de empregos no mercado de trabalho, e vivam em um ambiente de igualdade e respeito sempre (FINALIDADE).
(SUA CONCLUSÃO ESTÁ INCOMPLETA E DEVE SER MENOR. TENTE COLOCAR APENAS UMA PROPOSTA PARA QUE SEJA POSSÍVEL DESENVOLVÊ-LA CONTENDO AÇÃO+AGENTE+MEIO/MODO+FINALIDADE+DETALHAMENTO. TAMBÉM É NECESSÁRIO ARREMATAR A CONCLUSÃO RECAPITULANDO A TESE DA INTRODUÇÃO).

Parabéns pela sua redação! Essas foram as observações que consegui fazer, e me esforcei bastante, pois também tenho muito a aprender. Tenho certeza que com a prática conseguiremos![/quote]


Obrigadaa pela correção, gostei mesmo, muito detalhada e de modo bem claro a entender meus erros.
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