Em primeiro lugar, cumpre examinar a falta de transporte escolar. O transporte escolar é direito de todos os alunos, precisamente aqueles que moram na zona rural, é dever do Governo manter este transporte à todos os estudantes. Por exemplo, alguns alunos acabam faltando a escola, por falta de um transporte, e mesmo assim, ninguém procura saber o que está acontecendo, nem mesmo a própria direção da escola. A falta de uma transporte escolar é uma das causas principais de alguns alunos faltarem as aulas.
Em segundo lugar, cumpre examinar a causa relacionada aos pais proibirem seus filhos de irem a escola, por motivos de trabalho. Alguns pais proibem seus filhos de ir à escola, ou seja, obrigam a trabalharem para ajudar em casa, no trabalho ou mesmo para terem certa autonomia financeira. Muitos optam por conciliar as atividades laboral e escolar, mais não conseguindo decidem priorizar o trabalho e acabam abandonando a escola. Para ajudar os pais, muitos alunos começam a trabalhar sem mesmo ter concluído os estudos.
Uma proposta de intervenção para o problema passa pelo enfrentamento das causas apontadas, por meio de mais transportes disponíveis e diálogos com os pais. Cabe ao Governo disponibilizar mais transportes escolares que atenda as necessidades de todos os alunos, principalmente aquele que possuem algum tipo de deficiência física. Em questão dos pais, que seja feito uma reunião, com professores e a direção da escola, onde priorizem o quão importante é um filho ir à escola. Com medidas desse tipo, espera-se que a evasão escolar deixe de ser um problema enfrentado por muitos estudantes e por diversas escolas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada