Em primeira análise, um dos principais problemas é a falta de incentivo, como citado anteriormente. Por exemplo nas escolas, matérias como matemática e português são colocadas muito acima da arte. É evidente que são matérias importantes porém, não mais que arte, pois como disse Nietzsche: "temos a arte para não morrer da verdade". Ou seja, a arte é essencial para não sufocar com a realidade. Nesse contexto existe o preconceito com os artistas brasileiros. Visto que a população pensa que profissões de valor são as que rendem mais dinheiro e acabam por discriminar artistas.
Em segunda análise, o preconceito e o não incentivo acabam por gerar mais e mais desinteresse pela leitura, teatro, pintura, tudo que esteja relacionado à arte. As ideias de desprezo e não importância do meio artístico fazem uma bola de neve que aumenta de geração em geração. Esse aumento da desvalorização gera preocupação em quem aprecia a arte pois os apreciadores passam a temer o fim da mesma.
Logo, cabe ao poder público juntamente com a sociedade civíl trazer maior incentivo às escolas por meio de aulas de música, clubes de leitura, atividades práticas como pintura e desenho. A fim de acabar com a indiferença pela arte e transformar em amor e valorização.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.