Primordialmente, foi com os modos de produção em que iniciou o que é chamado de: trabalho em massa, em que com o menor tempo possível um operário deve fazer repetidamente um dado exercício, assim surgindo também, o trabalho alienado. Apesar de passarem a vida toda produzindo algo, não é possível descobrir o que está sendo feito, afinal, a divisão de trabalho impossibilita o trabalhador conhecer a peça final.
Dessa forma, o sociólogo Karl Marx escreveu o livro “O Capital”, em que, ele estabelece uma luta de classes, entre dominado e dominador, além de que, é a exploração dos menores que a sustenta o capitalismo e a elite que lucra com ele. Em suma, pelo empregado não saber o seu real valor, ele acaba se sujeitando a um trabalho precário, entretanto, mesmo que este reconheça, ainda haverá substitutos.
Por fim, é necessário abordar que mesmo com a instituição de leis trabalhistas, isso não conseguiu dar ao homem moderno reais diferenças aos que estavam na primeira revolução industrial, um exemplo é a Síndrome de Burnout, caracterizado por ser provocado pelo estresse e pressão no trabalho, que acaba levando ao esgotamento psicológico. Assim, é possível perceber que, as dificuldades que o ocupavam o homem antes não deixaram de existir, mas ganharam agora, uma roupagem nova e nomes mais bonitos.
Conclui-se, diante do exposto, é necessário cuidar dos trabalhadores com mais atenção. Para isso, a Secretária do Trabalho, responsável pelas relações trabalhistas brasileiras, deve promover entre as empresas formas de reduzir as pressões no trabalho, por meio de um ambiente mais confortável e incentivos a uma educação emocional, dessa forma garantindo estabilidade ao trabalhador. Só assim, poderá haver mudanças significativas no sistema trabalhista.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.