Por KAMILAFS
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No filme “A menina que roubava livros”, clássico do gênero drama, uma jovem garota chamada Liesel Meminger, consegue sobreviver em Monique, na Alemanha, através de livros que roubava e com a ajuda de seu pai adotivo ela aprende a ler em plena Segunda Guerra Mundial. Ao observar o contexto histórico em que se passa o filme, torna-se notável a evolução dos meios de alienação – como por exemplo, os livros -, que se tornaram mais acessíveis na sociedade contemporânea, no entanto, menos procurados.
Em primeira análise, é evidente que o advento das redes sociais diretamente a leitura de obras literárias da população brasileira. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, o país perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019. Desse modo, com a grande demanda por aderir aos meios digitais, tanto por questões de incentivo vindo dos usuários como por inclusão social, o hábito de leitura, como meio de adesão de conhecimento, tem sido encoberto pela internet.
Ademais, conforme afirmou Mark Lwain, “o homem que não lê bons livros não tem nenhuma vantagem sobre o homem que não sabe ler”. Seguindo essa linha de raciocínio, podemos fazer referência aos estudantes hodiernos, que possuem uma grande dificuldade na escrita, fala (segundo a norma padrão) e também na construção e na manifestação de ideias, ocasionando nos indivíduos um sentimento de insuficiência.
Infere-se, portanto, que a inclusão da leitura no âmbito social é um grande desafio no Brasil. Sendo assim, o Governo Federal, como instância máxima de administração executiva, deve atuar em favor da população, através da criação de sites ou aplicativos que disponibilizem obras literárias gratuitamente, a fim de facilitar o acesso, visto que presenciamos uma era digital. Além disso, o Ministério da Educação deve realizar projetos sociais juntamente com escolas e faculdades, para incentivar os habitantes a lerem com mais frequência, aspirando ao aumento da quantidade de leitores. Afinal, conforme afirmou Rousseau: “a vontade geral deve emanar de todos para ser aplicada a todos”.


Desde já, agradeço ao corretor por disponibilizar um pouco de seu tempo para me instruir!
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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