Em primeiro lugar, muitos agressores ficam impunes. De acordo com Karl Popper – filósofo da ciência -, a tolerância ilimitada leva, paradoxalmente, ao desaparecimento da tolerância. Nessa linha de pensamento, faz-se necessário não tolerar os intolerantes, mesmo no que concerne à liberdade de se expressar, pois se fere a moral de alguém, não deve ser suportado. No entanto, muitos ficam impunes - principalmente nas redes sociais – visto que, ultrapassam a barreira de espaço do outro, a exemplo, comentários maldosos em publicações alheias, porém não são punidos em razão da falta de políticas públicas e ausência de investimentos em monitoramento. Desse modo, não se deve suportar tais ações, mas sim procurar puni-las.
Por conseguinte, a vítima é ofendida em seu próprio espaço. Nessa perspectiva, em 2007, um escritor brasileiro, Paulo César, escreveu e publicou uma biografia do cantor, também brasileiro, Roberto Carlos, que não aprovou por se sentir desrespeitado em sua vida privada. Por essa ótica, o direito da pessoa de não aprovar ações do próximo deve ser permitido, principalmente se fere sua moral, já que o espaço dela deve ser respeitado e limitado somente a ela mesma. Dessa maneira, compreender barreiras é de suma importância.
Portanto, uma intervenção faz-se necessária para amenizar os efeitos da expressividade exagerada. Para isso, o Ministério da Justiça, deve, por meio de verbas governamentais, realizar expedições. Essa ação deve ser feita tanto no meio virtual quanto no físico e tem de contar com a ajuda de colaboradores voluntários e até mesmo vítimas de ofensas, a fim de identificar indivíduos ofensores e puni-los. Assim, a Constituição de 1988 será seguida corretamente, respeitando os limites das formas de expressão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 191
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 197
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 189
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.