A priori, é imperioso salientar o modo no qual as entidades de ensino não apresentam a capacitação como também o apoio necessário para auxiliar na educação de indivíduos- visto que, alunos com deficiência, ou, aqueles que não seguem o modelo estético social ainda passam por situações de exclusão entre os colegas. Martin Luther King, afirmava que uma vez que a justiça fosse ameaçada em ao menos um lugar, ela seria prejudicada em todos os outros. De mesmo modo, pode-se destacar que a aceitação da diversidade cultural seria um dos fatores que influenciaria em maior participação, além de contribuir na desconstrução de alunos padronizados pelas normas de ensino.
Em segundo plano, faz-se necessário citar Pablo Neruda, no qual defendia que o homem é livre para fazer escolhas, mas escravo das consequências. Desse modo, diante de tal afirmação, a falta de habilidades necessárias em muitos profissionais entra em questão, uma vez optando pela adesão desse educador, é o estudante que passa a sofrer as consequências. Semelhantemente, um exemplo a ser citado é quando o aluno possui algum tipo de deficiência, diante da falta de habilidade de se comunicar, o mesmo acaba entrando em uma situação cada vez mais excludente, afetando seu convívio em sociedade.
Portanto, diante dos fatos supracitados, é necessário medidas interventivas advinda do Governo federal em parceria com o Ministério da educação criarem projetos que tenham o intuito de promover maior acessibilidade inclusiva, outrossim, por meio de palestras e cursos profissionalizantes auxiliar o educar a melhorar sua didática de ensino, tendo assim um meio cada vez mais inclusivo. Ademais, o uso de recursos como mídias sócias e sites online se fazem necessário, pois contribuem para maior conhecimento cultural. Dessa forma, caminhos para combater a exclusão serão criados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.