Primeiramente, cabe ressaltar que a repressão policial nesses lugares tem se tornado cada vez mais comum, o que é um alarmante do problema. Em vista disso, recentemente, policiais invadiram um baile funk em Paraisópolis e deixaram 3 feridos e 9 mortos. À vista disso, percebe-se que os indivíduos presentes no local não puderam ter uma momento de lazer, pois a festa foi invadida por militares que julgaram o lugar de maneira errada, sendo essa uma visão muito passada pela mídia, de que a periferia só desenvolve festas com funk e prostituição. Logo, é necessário discutir a respeito de tal situação.
Outrossim, é importante citar que a negligência da justiça em reconhecer esse estilo musical só retarda a solução para a diferença sofrida pelos seres humanos que escutam essas músicas. Análogo a isso, em janeiro de 2017, o webdesigner Marcelo Afonso enviou ao congresso um projeto de lei que criminaliza o funk, colocando este como "indevido" e "impróprio". Dessa maneira, vê-se que as pessoas não tratam a música como uma manifestação cultural de uma classe social em determinado tempo da história, mas sim como algo "bom" ou "ruim", logo, muitos sujeitos que gostam dessas músicas são enquadrados em esteriótipos, e a justiça não se prova eficiente para desconstruir tal visão. Assim, torna-se evidente que ainda existe preconceito contra esses sons.
Portanto, medidas precisam ser tomadas para amenizar a problematização do funk. Desse modo, urge que o Ministério da Educação e Cultura crie, por meio das mídias digitais, campanhas que mostrem o poder crítico da música, a fim de apaziguar os danos sofridos pelos funkeiros. Essa ação deverá ser feita da seguinte forma: publicações sobre como o ritmo musical é capaz de repassar críticas sociais e culturas de outros povos deverão ser criadas, além de debates de como a música é uma expressão artística. Desse jeito, será possível restringir as violações direcionados ao funk.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.