Por Carlos1111
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#43506
Barão do Itararé, um dos criadores do jornalismo alternativo durante o período da ditadura no país, estava certo ao dizer: "O Brasil é feito por nós, só falta desatar os nós." Nesse sentido, a violência escolar se apresenta como um dos nós a serem desatados. Nessa perspectiva, seja pela ausência de projetos educacionais, seja pela falta de participação da população, o descaso com alunos e professores continua afetando o cotidiano brasileiro, o que exige uma reflexão urgentemente.
De início, é fulcral pontuar que as agressões (físicas ou psicológicas) nas instituições de ensino deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne na criação de mecanismos que coibam tais recorrências. Segundo o pensador francês Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido a falta de atuação das autoridades em desenvolver projetos que visam por fim na violência escolar, muitos alunos e professores sentem-se inseguros por conta de sofrerem xingamentos e ameaças dos próprios estudantes que atuam nas instituições. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal.
Somando a isso, a escassez de incentivo ao governo pela população dificulta na execução de melhorias para a resolução do problema. Segundo o jornalista irlandês George Bernad, "O progresso é impossível sem mudanças". Analogamente, sem reivindicações da sociedade, em especial alunos e professores, para por fim na violência nas escolas a realização dessas mudanças não acontecerão. E o lema que estar por escrito na bandeira do Brasil "Ordem e Progresso" tende a virar o antônimo "Desordem e Retrocesso".
Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessarte, com o intuito de mitigar a calamidade dissernida até aqui, necessita-se que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério da Educação, será revertido na contratação de psicólogos que irão atuar continuamente nas escolas fazendo palestras motivacionais contra a agressão escolar. Ademais, cabe a população pressionar o Estado através de manifestações legais. Sendo esse processo efetuado, atenuarse-a, de médio a longo prazo, o impacto nocivo do estorvo e o nó dito por Itararé será desfeito.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
A evasão escolar e a violência no brasil
por bio    - In: Outros temas
0 Respostas 
98 Exibições
por bio
0 Respostas 
107 Exibições
por duckat
0 Respostas 
1867 Exibições
por leticiakayan
0 Respostas 
409 Exibições
por h3len4
0 Respostas 
393 Exibições
por theago13
Escalada da violência escolar no Brasil
por Casey12    - In: Outros temas
0 Respostas 
371 Exibições
por Casey12
0 Respostas 
74 Exibições
por romeu236700
0 Respostas 
62 Exibições
por Bilibio
0 Respostas 
53 Exibições
por Bilibio
0 Respostas 
54 Exibições
por muris123

O uso de aparelhos eletronicos dentro das salas de[…]

Como cita o artigo 5º da constituiç&at[…]

Para o cientista Ismael Seragelden, "a fo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM