Por Ashiley
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#43454
A obra “Capitães da Areia” de Jorge Amado – aclamado escritor brasileiro –, retrata a vida de um grupo de menores abandonados que crescem nas ruas da cidade de Salvador, Bahia, vivendo em um trapiche e roubando para sobreviver. Embora seja uma trama, o mesmo ocorre nas ruas de centros urbanos, pois muitos jovens passam a cometer atos criminosos e a viver à margem da sociedade. Nesse sentido, observa-se um grave problema que é alimentado não só pela base educacional lacunar, mas também pela ineficiência estatal.

Em primeiro lugar, nota-se que a educação deficitária é uma causa do problema. De acordo com Pitágoras – grande filósofo grego –, “educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos”. Nessa perspectiva, quando há uma educação lacunar no início da vida do indivíduo, muito provavelmente sua fase adulta poderá trazer consequências negativas, como a criminalidade, já que por falta de oportunidades seguem pelo caminho mais fácil e se tornam mal vistos pelos demais cidadãos. Dessa maneira, uma boa base educacional é de suma importância, porém uma deficitária é de extrema preocupação.

Além disso, a ineficiência estatal também contribui para a não resolução do impasse. Segundo Aristóteles – filósofo grego –, é dever do governo atuar no interesse de todos, buscando o bem comum. No entanto, o Estado se mostra com uma atuação deficitária, pois não é devidamente atuante na preservação juvenil e no incentivo à atividades socioeducativas que deveriam ser de acesso total a todos, o que faz com que uma parte do público jovem não consiga se reerguer. Desse modo, é necessária uma boa atuação do Estado nesse combate.

Portanto, faz-se necessária uma intervenção no que diz respeito à criminalidade juvenil no Brasil. Para isso, o Ministério da Educação, por meio de verbas governamentais, deve oferecer materiais esportivos e demais formas de ocupação, além de palestras sobre a inserção do indivíduo no crime. Essa ação deve ser feita com a ajuda de psicólogos e especialistas que mostrem os perigos da vida criminal, a fim de amenizar o número de jovens que se inserem nesses delitos. Assim, a criminalidade na juventude será amenizada, fazendo parte majoritariamente de obras, como “Capitães da Areia".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 195

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 185

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 195

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por GlendaMorais
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#43469
Claro flor! @Ashiley

Contextualização
Apresentação do tema
Tese
Termos coesivos
Tópico Frasal
Dados
Argumentação
Arrematação da Tese
Elementos da proposta de intervenção
Frase de efeito
Comentários


A obra “Capitães da Areia” de Jorge Amado – aclamado escritor brasileiro –, retrata a vida de um grupo de menores abandonados que crescem nas ruas da cidade de Salvador, Bahia, vivendo em um trapiche e roubando para sobreviver. Embora seja uma trama, o mesmo ocorre nas ruas de centros urbanos, pois muitos jovens passam a cometer atos criminosos e a viver à margem da sociedade. Nesse sentido, observa-se um grave problema que é alimentado não só pela base educacional lacunar, mas também pela ineficiência estatal.
( Perfeito! Contextualiza, apresenta o tema e a tese!)


Em primeiro lugar, nota-se que a educação deficitária é uma causa do problema. De acordo com Pitágoras – grande filósofo grego –, “educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos”. Nessa perspectiva, quando há uma educação lacunar no início da vida do indivíduo, muito provavelmente sua fase adulta poderá trazer consequências negativas, como a criminalidade, já que por falta de oportunidades seguem pelo caminho mais fácil e se tornam mal vistos pelos demais cidadãos. Dessa maneira, uma boa base educacional é de suma importância, porém uma deficitária é de extrema preocupação.( Nesse desenvolvimento está tudo ok. Parabéns!)

Além disso, a ineficiência estatal também contribui para a não resolução do impasse. Segundo Aristóteles – filósofo grego –, é dever do governo atuar no interesse de todos, buscando o bem comum. No entanto, o Estado se mostra com uma atuação deficitária, pois não é devidamente atuante na preservação juvenil e no incentivo à atividades socioeducativas que deveriam ser de acesso total a todos, o que faz com que uma parte do público jovem não consiga se reerguer. Desse modo, é necessária uma boa atuação do Estado nesse combate.(Bom desenvolvimento, só observo que a arrematação de tese não se mostrou pertinente, pois você falou como se o problema precisasse de uma boa resolução do Estado, coisa para ser apresentado na conclusão, logo desnecessário trazer isso no desenvolvimento. Apenas ressalte a tese do tópico frasal!)

Portanto, faz-se necessária uma intervenção no que diz respeito à criminalidade juvenil no Brasil. Para isso, o Ministério da Educação,( Agente) por meio de verbas governamentais( Meio), deve oferecer materiais esportivos e demais formas de ocupação, além de palestras sobre a inserção do indivíduo no crime( Ação). Essa ação deve ser feita com a ajuda de psicólogos e especialistas que mostrem os perigos da vida criminal,( Detalhamento) a fim de amenizar o número de jovens que se inserem nesses delitos.( Finalidade) Assim, a criminalidade na juventude será amenizada, fazendo parte majoritariamente de obras, como “Capitães da Areia".( Conclusão perfeita e completinha!)

Ashiley como sempre você escreve muito bem assim como corrige. Parabéns, amei sua redação! Só peço que se atente a arrematação de tese apenas!
No mais, é só!
Beijos e espero a próxima! :D

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
0
Avatar do usuário
Por GlendaMorais
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#43470
Sua nota ficou 960! 🎊 Parabéns!!!!! :D :D :D

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
0
Avatar do usuário
Por sixthero
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#43484
@Ashiley, amanhã te trago uma correção! :D

somos sempre um pouco menos do que pensávamos. raramente, um pouco mais.
0
Avatar do usuário
Por Geralcinoj
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#43510
DESTAQUE (X)

A obra “Capitães da Areia” de Jorge Amado – aclamado escritor brasileiro –, retrata a vida de um grupo de menores abandonados(1) que crescem nas ruas da cidade de Salvador, Bahia, vivendo em um trapiche e roubando para sobreviver. Embora seja uma trama(2), o mesmo ocorre nas ruas de centros urbanos, pois muitos jovens passam a cometer atos criminosos e a viver à margem da sociedade. Nesse sentido, observa-se um grave problema que é alimentado não só pela base educacional lacunar, mas também pela ineficiência estatal.

Em primeiro lugar, nota-se que a educação deficitária é uma causa do problema. De acordo com Pitágoras – grande filósofo grego –, “educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos”. Nessa perspectiva, quando há uma educação lacunar no início da vida do indivíduo, muito provavelmente sua fase adulta poderá trazer consequências negativas, como a criminalidade, já que por falta de oportunidades seguem pelo caminho mais fácil (3)e se tornam mal vistos pelos demais cidadãos. Dessa maneira, uma boa base educacional é de suma importância, porém uma deficitária é de extrema preocupação.

Além disso, a ineficiência estatal também contribui para a não resolução do impasse. Segundo Aristóteles – filósofo grego –, é dever do governo atuar no interesse de todos, buscando o bem comum. No entanto, o Estado se mostra com uma atuação deficitária, pois não é devidamente atuante na preservação juvenil e no incentivo à atividades socioeducativas que deveriam ser de acesso total a todos, o que(6) faz com que uma parte do público jovem não consiga se reerguer. Desse modo, é necessária uma boa atuação do Estado nesse combate.

Portanto, faz-se(7) necessária uma intervenção no que diz respeito à criminalidade juvenil no Brasil. Para isso, o Ministério da Educação, por meio de verbas governamentais, deve oferecer materiais esportivos e demais formas de ocupação, além de palestras sobre a inserção do indivíduo no crime. Essa ação deve ser feita com a ajuda de psicólogos e especialistas que mostrem os perigos da vida criminal, a fim de amenizar o número de jovens que se inserem nesses delitos. Assim, a criminalidade na juventude será amenizada, fazendo parte majoritariamente de obras, como “Capitães da Areia".

Observações:
(1)-O que seria menores abandonados? Talvez sejam menores de idade abandonados? Não pode deixar ambíguo. Menor pode significar outras coisas, como minoria.
(2)-Nossa! :shock: Ótimo conectivo. O que vejo bastante em livros são esses conectivos que se relacionam com o texto diretamente e tenho um pouco de dificuldade de fazer e vejo que esse é bastante fácil. Vou aderir com todo respeito.:oops:
(3)-Então seguir o caminho da criminalidade ocorre, sobretudo, por ser fácil?. Pode ser, mas acho que isso é resultado de ser umas das poucas alternativas dele, assim resultando nos atos ilícitos. Faz mais sentido em relação ao que seu texto tenta trazer.
(4)-Varie o repertório. Você utilizou outro filósofo.
(5)-Você repete bastante ao decorrer do texto a palavra "deficitária". Torna-se até algo enjoativo (Minha opinião).
(6)-Aqui se encontra um pronome relativo. Ele serve para retomar o último substantivo principal citato (atividades socioeducativas). Então as atividades socioeducativas fazem com que uma parte do público jovem não consiga se reerguer? Sei que não foi esse o seu propósito, por isso que estou destacando.
(7)-Eu leio bastante e em minhas leituras percebi que esse verbo junto com o pronome oblíquo átono se escreve de acordo com as regras da próclise (Se faz necessária). Eu já pesquisei muito sobre e nunca encontrei nada. Eu sei que utiliza a próclise quando o verbo inicia a oração, mas parece que essa palavra é uma exceção! Só deixo esse destaque.
(8)-A conclusão tem todos os elementos! 200 pontos.
(9)-Gostei bastante da conclusão final.

Gostei bastante de ler a sua redação. Deixo claro que posso ter me equivocado em algum momento e espero que pelo menos um dos meus destaques seja produtivo para ti. Sucesso e até mais. :mrgreen:

Tirei 960 no Enem de 2020 :shock: . Agradeço muito as pessoas deste site. :D. Link da minha redação. :arrow: o-estigma-associado-as-doencas-mentais- ... 28496.html
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
230 Exibições
por Cta
0 Respostas 
134 Exibições
por Cta
0 Respostas 
144 Exibições
por rodriguees29
0 Respostas 
101 Exibições
por Olv777
0 Respostas 
104 Exibições
por belleee
8 Respostas 
1910 Exibições
por JoaoPedro72
0 Respostas 
126 Exibições
por Elleeee66
0 Respostas 
231 Exibições
por Adrielly122
O avanço das ISTs entre jovens brasileiros
por anabeatriz7    - In: Outros temas
0 Respostas 
110 Exibições
por anabeatriz7
O consumo do álcool entre os jovens brasileiros
por Sahvi    - In: Outros temas
0 Respostas 
154 Exibições
por Sahvi

O uso de aparelhos eletronicos dentro das salas de[…]

Como cita o artigo 5º da constituiç&at[…]

Para o cientista Ismael Seragelden, "a fo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM