De início, vale ressaltar que a falta de cuidado governamental fomenta os dilemas de tal revolução no mundo atual. Segundo o Contrato Social — proposto pelo contratualista John Locke — cabe ao Estado fornecer medidas que garantem o bem-estar coletivo. Contudo, isso não é praticado no espaço brasileiro, dado que o Estado não aprovisiona precauções para garantir o bem-estar dos cidadãos de maneira plena. Com isso, é notável que esse princípio prejudica a sociedade hodierna, pois surge uma massa de indivíduos despreocupados em checar a procedência das informações, o que além de evidenciar o contexto de Brás Cubas vai de encontro ao Contrato Social.
Em conjunto, urge analisar o alienamento dos indivíduos frente aos impasses da revolução tecnológica na era contemporânea. De acordo com o livro “Rápido e devagar: duas formas de pensar” do especialista Daniel Kahneman, é comprovado a incisiva influência dos meios de comunicação no julgamento humano. Sob essa ótica, é notável que o advento da internet trouxe inúmeros benefícios para a comunidade atual, mas também, contribuiu com a diminuição do senso crítico do indivíduo e a capacidade de compreender a pluralidade de opiniões acerca do conteúdo visualizado nas redes, situação conhecida na Sociologia como “cognição preguiçosa” – a qual culmina na manipulação do ser.
Logo, medidas são vitais para atenuar os reflexos da revolução tecnológica na sociedade hodierna. Cabe ao Governo Federal, por meio de leis e investimentos, promover políticas públicas que auxiliem o indivíduo a navegar de forma apropriada — como palestras em espaços públicos e distribuições de materiais impressos —, além disso, compete as escolas, desenvolver a clareza dos perigos da “cognição preguiçosa”, mediante aulas voltadas para uma educação social das novas tecnologias, a fim de utilizar o meio virtual para a evolução plena do espaço atual. Assim, poder-se-á concretizar o Contrato Social proposto por John Locke e criar um legado de que Brás Cubas pudesse se orgulhar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.