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Por larissa0205
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#41839
TEMA: O PATRIOTISMO EM QUESTÃO NO BRASIL.



Na obra ‘’Triste Fim de Policarpo Quaresma’’, do escritor Lima Barreto, a trajetória do protagonista é marcada pelo patriotismo exaltado em sua conduta e escolhas de vida, fato considerado estranho pelas pessoas ao seu redor. De maneira análoga, o cenário brasileiro atual é caracterizado pela polarização frente à identidade nacional, onde se têm a oposição entre ufanistas e indivíduos que não são possibilitados de reconhecer os símbolos cívicos como integrantes da sua cultura. Nesse contexto, não apenas a negligência estatal, como também a apropriação política desse sentimento são os maiores indícios dessa problemática.

Em primeira análise, cabe pontuar que, o artigo 215 da Constituição Federal de 1988 assegura que o conhecimento da cultura nacional e sua manifestação são direitos primordiais. Contudo, a esfera governamental não atua satisfatoriamente para viabilizar essa premissa, uma vez que mecanismos primários, como as instituições educacionais, acerca de representações da pátria, são, em geral, postos em segundo plano. Dessa maneira, tal postura contraria os ideais modernistas indicados pelo ‘’Movimento Verde e Amarelo’’, buscava valorizar a identificação nacional e desenvolve-la entre todos os estratos da sociedade, visto que os valores e a moral conquistadas por meio dela são essenciais para formação cidadã. Sendo assim, é necessário que o Poder Público repare esse impasse através de medidas instrutivas.

Ademais, vale ressaltar, ainda, que a utilização do patriotismo no âmbito político é, majoritariamente, uma ferramenta para conquistar apoiadores pautada no enaltecimento do território e seus elementos emblemáticos. De acordo com o sociólogo francês Pierre Bourdieu, essa ação se trata um ‘’Poder Simbólico’’, cujo é determinado pela influência do corpo social via instrumentos representativos. Nesse sentido, esse meio de manipulação, também retratado no livro de Barreto, na passagem em que Policarpo concorre ao cargo de vereador, é responsável pela perpetuação de discursos nacionalistas extremistas, de ódio e intolerantes, os quais devem ser combatidos legalmente.

Diante dos fatos mencionados, é mister que providências sejam tomadas para reverter os aspectos negativos do patriotismo no Brasil. Para resolver esse entrave, urge que o Ministério da Educação institua campanhas semanais em escolas e universidades sobre a conjuntura cívica da nação, por meio de palestras socioeducativas ministradas por sociólogos, exposições artísticas típicas e debates, a fim de que a identidade cultural seja expandida exercida com discernimento. Dessarte, o propósito da Magna Carta será cumprido.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por HugoIPPO
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#41843
☆Parabéns Pela Introdução Melhor Parágrafo De Sua Respectiva Redação Ok!!!😎👍🎉🎉🎉

☆Seu Desenvolvimento Obteve Teses,Analogias,Argumentos adicionalmente Citações Coerentes Em Uma Redação,Certo!!!

☆Não Teve Clichês!!!

☆Não Fugiu Do Tema Central!!!

☆Linguagem Culta!!!

☆Sua Redação Teve Todos Elementos Necessários Para Levar Essa Inércia De Acordo Com Newton!!!Êxito Nesta Súbita Missão!!!

☆Foi Um Excelente Introdução Detalhada ,Sútil Ademais Objetiva,Ok!!!


Crítica Construtiva:

♤Estude Conectivos Ou Advérbios De Afirmação,Negação,Comparação Adicionalmente Adição!!!

♡Estude Conjunções Que Possa Substituir Também A Palavra Que!!!Exemplos:Cujo,Cujo,Por Qual!!!

☆Seu Primeiro Parágrafo De Desenvolvimento Poderia Ter No Finalzinho Uma Crítica Filosófica Para Dar Um Charme A Mais Em Sua Honrosa Redação!!!


☆Atenção,Candidato(a)Aprenda A Aprimorar SSeu Conectivos Ou Advérbios Adicional Pronomes!!Para Mostrar Um Vocabulário Sem Repetição,a fim de não perder pontos!!!


Parabéns Pela Respectiva Redação Ok,Sinceramente Tu Tem Potencial!!!😋👍🎉🎉🎉


E Bons Estudos!😎✊🏆🥇🎖

:mrgreen: :lol: Enquanto Há Vida A Esperança (Eclisiantes)!!!😇🏆🥇

Aprecie Suas Qualidades E Virtudes Seu Ser Humano Perfeito(Autor Eu Mesmo)!!!😅 :oops: :roll: :lol: :cry:
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Por larissa0205
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#41844
@HugoIPPO, Muito obrigada :D. Irei estudar as conjunções, também percebi que fico muito presa em usar ''o qual, na qual, que''
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