Avatar do usuário
Por Poeavitrola
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#40970
A Constituição Federal brasileira, promulgada em 1988, estabeleceu a cultura como direito de todos os cidadãos, expressando sua importância para estes. Nesse contexto, caso incentivada, ela pode exercer um papel crucial no processo de mudança social, auxiliando no combate ao preconceito e na ascensão econômica de grupos marginalizados.

Em primeiro lugar, é inegável que a difusão cultural ajuda a reduzir as práticas preconceituosas. Isso ocorre porque ao expor o indivíduo a diversos habitos e costumes socioculturais, proporciona-se a formação e um pensamento multilateral neste e, consequentemente, reconhecedor das diferenças. Em tal perspectiva, o célebre cientista Albert Ainsten afirmou que é mais fácil desintegrar um átomo do que o preconceito. Analogamente, apesar da extrema dificuldade para combatê-lo, incentivar a arte, a valorização da cultura nacional e o acesso a ela pode tornar o caminho, significativamente, mais fácil.

Em segundo lugar, vale salientar que a cultura é a ferramenta de mudança e ascensão social. Desde modo, quando utilizada corretamente, esta serve como meio de resistência à situação de segregação à qual as minorias brasileiras estão sujeitas. Tal fenômeno fica evidente quando se observa o gênero musical "funk" que, oriundo das favelas do Rio de Janeiro, trouxe oportunidades para pessoas que talvez não conseguiriam por outros meios.

Portanto, cabe ao Estado ampliar e incentivar o acesso a cultura, mediante a implantação de aulas aos centros educacionais, destinados a discutir sobre teatro, cinema, música e outras práticas culturais. Tais aulas devem ser ministradas principalmente nas periferias, haja vista a situação de vulnerabilidade social de seus habitantes. Assim, haverá a efetivação do combate ao preconceito e a cultura poderá auxiliar a camada mais vulnerável da população e ascender socialmente.

Desistir não é uma opção.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 195

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 195

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
90 Exibições
por Bia22556
0 Respostas 
15 Exibições
por lavisuelen
0 Respostas 
107 Exibições
por Fabia2016
0 Respostas 
77 Exibições
por Isabelli7890
0 Respostas 
69 Exibições
por Jodira
5 Respostas 
325 Exibições
por baja
0 Respostas 
89 Exibições
por lcbahia
0 Respostas 
89 Exibições
por Miks19
0 Respostas 
133 Exibições
por Polianabrito
0 Respostas 
63 Exibições
por vanessaanzol

O uso de aparelhos eletronicos dentro das salas de[…]

Como cita o artigo 5º da constituiç&at[…]

Para o cientista Ismael Seragelden, "a fo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM