Em primeiro lugar, é inegável que a difusão cultural ajuda a reduzir as práticas preconceituosas. Isso ocorre porque ao expor o indivíduo a diversos habitos e costumes socioculturais, proporciona-se a formação e um pensamento multilateral neste e, consequentemente, reconhecedor das diferenças. Em tal perspectiva, o célebre cientista Albert Ainsten afirmou que é mais fácil desintegrar um átomo do que o preconceito. Analogamente, apesar da extrema dificuldade para combatê-lo, incentivar a arte, a valorização da cultura nacional e o acesso a ela pode tornar o caminho, significativamente, mais fácil.
Em segundo lugar, vale salientar que a cultura é a ferramenta de mudança e ascensão social. Desde modo, quando utilizada corretamente, esta serve como meio de resistência à situação de segregação à qual as minorias brasileiras estão sujeitas. Tal fenômeno fica evidente quando se observa o gênero musical "funk" que, oriundo das favelas do Rio de Janeiro, trouxe oportunidades para pessoas que talvez não conseguiriam por outros meios.
Portanto, cabe ao Estado ampliar e incentivar o acesso a cultura, mediante a implantação de aulas aos centros educacionais, destinados a discutir sobre teatro, cinema, música e outras práticas culturais. Tais aulas devem ser ministradas principalmente nas periferias, haja vista a situação de vulnerabilidade social de seus habitantes. Assim, haverá a efetivação do combate ao preconceito e a cultura poderá auxiliar a camada mais vulnerável da população e ascender socialmente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.