Por Beagl2000
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#40959
No filme “Mãos Talentosas: A História de Ben Carson” retrata a vida de um menino negro e pobre, de mãe solteira e analfabeta, onde a mesma tem a ideia de fazer com que ele leia dois livros por semana. Modificando completamente toda a sua trajetória, levando à carreira de Neurocirurgião. Fora das telonas, a falta de leitura é persistente no Brasil, ocasionando o analfabetismo funcional. Dessa forma, desafios como a má qualidade de Ensino Básico e a falta de interpretação corroboram para o problema existir.
Em primeiro plano, muitos brasileiros têm dificuldade com a língua portuguesa, isto está atrelado à má qualidade de ensino básico. A preocupação numérica do governo acaba afetando a qualidade do ensino e sistema educacional, ou seja, instituições super lotadas com nível de aprendizagem baixo. De acordo com um levantamento feito pela Central Connecticut State University, nos Estados Unidos, o Brasil apresenta-se na 55ª posição entre 61 países em relação à qualidade de ensino.
Além disso, vale ressaltar que a falta de interpretação é prejudicial no contexto digital, logo que a era tecnológica é presente. Os usuários ficam mais vulneráveis às postagens, textos e memes de cunho falso, disseminando assim as famosas “fake news”. A notícia durante a pandemia de que o uso de termômetros infravermelhos em direção a testa pode fazer mal ao ser humano, em especial à região da glândula pineal, é um exemplo de notícia falsa, onde um analfabeto funcional pode facilmente compartilhar, já que não possui o domínio de interpretação.
Destarte, para que as pessoas analfabetas funcionais consigam um ótimo rendimento nos parâmetros socioeducacionais, é preciso que o Ministério da Educação (MEC), em parceria com instituições de ensino, melhore o sistema educacional brasileiro, promovendo cursos de leitura desde o ensino básico. Em adição, o Estado deve disponibilizar bibliotecas públicas supervisionadas para todo público, estimulando o ato da leitura através de propagandas com postagens em redes sociais, para que a problemática seja minoria reduzida.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
6 Respostas 
357 Exibições
por deboraaa
2 Respostas 
169 Exibições
por rmariadej4
2 Respostas 
195 Exibições
por deboraaa
0 Respostas 
160 Exibições
por amandamariax
0 Respostas 
129 Exibições
por Liz167
0 Respostas 
89 Exibições
por Estercostah
O analfabetismo funcional no Brasil
por gabriela1289    - In: Outros temas
0 Respostas 
54 Exibições
por gabriela1289
0 Respostas 
225 Exibições
por Alxnx
Analfabetismo funcional
por Noelly    - In: Outros temas
0 Respostas 
45 Exibições
por Noelly
0 Respostas 
82 Exibições
por Juliaaag

(A) constituição federal de 1988, do[…]

Enem 2018

Sabemos que a maior parte das redes sociais &eacut[…]

Aceita por ser perfeita

No contexto do século XXI, é not&oac[…]

lais458 Deivison claaires Felpz Maxy fl[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM