Em primeiro plano, muitos brasileiros têm dificuldade com a língua portuguesa, isto está atrelado à má qualidade de ensino básico. A preocupação numérica do governo acaba afetando a qualidade do ensino e sistema educacional, ou seja, instituições super lotadas com nível de aprendizagem baixo. De acordo com um levantamento feito pela Central Connecticut State University, nos Estados Unidos, o Brasil apresenta-se na 55ª posição entre 61 países em relação à qualidade de ensino.
Além disso, vale ressaltar que a falta de interpretação é prejudicial no contexto digital, logo que a era tecnológica é presente. Os usuários ficam mais vulneráveis às postagens, textos e memes de cunho falso, disseminando assim as famosas “fake news”. A notícia durante a pandemia de que o uso de termômetros infravermelhos em direção a testa pode fazer mal ao ser humano, em especial à região da glândula pineal, é um exemplo de notícia falsa, onde um analfabeto funcional pode facilmente compartilhar, já que não possui o domínio de interpretação.
Destarte, para que as pessoas analfabetas funcionais consigam um ótimo rendimento nos parâmetros socioeducacionais, é preciso que o Ministério da Educação (MEC), em parceria com instituições de ensino, melhore o sistema educacional brasileiro, promovendo cursos de leitura desde o ensino básico. Em adição, o Estado deve disponibilizar bibliotecas públicas supervisionadas para todo público, estimulando o ato da leitura através de propagandas com postagens em redes sociais, para que a problemática seja minoria reduzida.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.