Por IzabelleM
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#40203
O filme britânico " O menino que descobriu o vento" aborda a história de um garoto que vive em uma aldeia em Malawi, na África Oriental. Na longa-metragem é exposta a crise hídrica que assola o povoado e a consequente miséria de recursos provida pela falta de água. Não distante da ficção, a realidade abordada no filme persevera na sociedade contemporânea, tendo como reflexo a falta de recursos hídricos em diversas regiões brasileiras, seja devido a um consumo exacerbado de água, seja em fator do aumento dos índices de poluição hídrica. Dessa forma, é necessário medidas para suprir esse problema no Brasil.

Constata-se, a princípio, que o uso exacerbado e irresponsável dos recursos hídricos é um fator que favorece o racionamento de água. De acordo com o filósofo polonês Zygmunt Bauman, na obra "Modernidade Líquida", é explicado que há uma queda das atitudes éticas pela fluidez dos valores, a fim de atender aos interesses pessoais, aumentando o individualismo. Nessa perspectiva, os indivíduos ainda mantêm hábitos individualistas que contribuem para uma má gestão dos recursos hídricos existentes, como a utilização de água potável para lavagem de carros e calçadas, costumes cotidianos que agravam a situação de escassez. Desse modo, o individualismo contemporâneo associado, ao uso inconsciente da água, comprometem diretamente o futuro hídrico das próximas gerações.

Ressalta-se, ademais, que o aumento dos índices de poluição dos corpos hídricos diminui a qualidade e quantidade de recursos disponíveis para o consumo. Segundo dados da Agência Nacional de Águas, dos 5570 municípios brasileiros, 21% apresentam corpos hídricos com capacidade ruim e somente 20% apresentam águas urbanas receptoras com condições adequadas para tratamento e consumo. Nessa lógica, com o descarte inadequado de rejeitos na água dos rios, mananciais e afins, a matéria aquosa torna imprópria para o consumo e produção de diversos setores, além de causar uma redução dos níveis de água potável disponível para população. Dessa maneira, é necessária uma reeducação ambiental da sociedade brasileira, para que atitudes presentes não interfiram no progresso futuro.

Portanto, medidas são necessárias para mitigar os impasses e, assim, poder mudar o cenário hídrico brasileiro, como a mudança evidenciada no filme " O menino que descobriu o vento". Logo, o Ministério da Educação deve promover fóruns educacionais, por intermédio de grupos de apoio e palestras em escolas para pais e alunos, ministrados por profissionais do meio ambiente, como biólogos e ecologistas, sobre a importância do consumo de água consciente e o adequado descarte de lixo, a fim de criar um público consciente sobre o impacto da escassez de água e como cada cidadão pode fazer sua parte economizando os recursos hídricos, para atingir um desenvolvimento sustentável. Sendo assim, sucederá uma redução dos índices de poluição e desperdício da água no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Por IzabelleM
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#40204
Alguém pode corrigir ?
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Por Jaklyni
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#40257
@IzabelleM, você escreve muito bem! Só vou pontuar alguns desvios para melhorar o que já está perfeito...

Introdução
O filme britânico " O menino que descobriu o vento" aborda a história de um garoto que vive em uma aldeia em Malawi, na África Oriental. Na longa-metragem é exposta a crise hídrica que assola o povoado e a consequente miséria de recursos provida pela falta de água. Não distante da ficção, a realidade abordada no filme persevera na sociedade contemporânea, tendo como reflexo a falta de recursos hídricos em diversas regiões brasileiras, seja devido a um consumo exacerbado de água, seja em fator [1]do aumento dos índices de poluição hídrica. Dessa forma, é necessário medidas para suprir esse problema no Brasil.

[1] Houve a ausência de paralelismo sintático aqui. Você pode optar por substituir o "seja devido" por "seja por". Ficaria assim: "seja pelo consumo exacerbado de água, seja pelo fator do aumento dos índices...". Também pode reescrever assim: "seja devido a um consumo exacerbado de água, seja devido ao fator do aumento dos índices..". Fica a seu critério!
Comentário: Não tenho o que falar, está muito bem construído!!!

Desenvolvimento 1
Constata-se, a princípio, que o uso exacerbado e irresponsável dos recursos hídricos é um fator que favorece o racionamento de água. De acordo com o filósofo polonês Zygmunt Bauman, na obra "Modernidade Líquida", é explicado que há uma queda das atitudes éticas pela fluidez dos valores, a fim de atender aos interesses pessoais, aumentando o individualismo. Nessa perspectiva, os indivíduos ainda mantêm hábitos individualistas que contribuem para uma má gestão dos recursos hídricos existentes, como a utilização de água potável para lavagem de carros e calçadas, costumes cotidianos que agravam a situação de escassez. Desse modo, o individualismo contemporâneo associado, ao uso inconsciente da água,[2] comprometem diretamente o futuro hídrico das próximas gerações.

[2] Perceba que o" individualismo contemporâneo" e "o uso inconsciente de água" são sujeitos do verbo "comprometer", mesmo que estejam ligados pelo termo "associado". Então, ficaria assim: "o individualismo contemporâneo associado ao uso inconsciente da água comprometem...". Se quiser colocar o termo "uso inconsciente da água" com o valor de companhia, ficaria assim: "o individualismo contemporâneo, junto ao uso inconsciente da água, compromete...".
Comentário: Você mencionou Bauman para retratar o individualismo contemporâneo, que é uma de suas teses. Novamente, a construção sintática está perfeita.


Desenvolvimento 2
Ressalta-se, ademais, que o aumento dos índices de poluição dos corpos hídricos diminui a qualidade e quantidade de recursos disponíveis para o consumo. Segundo dados da Agência Nacional de Águas, dos 5570 municípios brasileiros, 21% apresentam corpos hídricos com capacidade ruim e somente 20% apresentam águas urbanas receptoras com condições adequadas para tratamento e consumo. Nessa lógica, com o descarte inadequado de rejeitos na água dos rios, mananciais e afins, a matéria aquosa torna imprópria para o consumo e para a [3] produção de diversos setores[4], além de causar uma redução dos níveis de água potável disponível para população. Dessa maneira, é necessária uma reeducação ambiental da sociedade brasileira, para que atitudes presentes não interfiram no progresso futuro.

[3] Ausência de paralelismo.
[4] Sugiro que não deixe aberto os setores de produção. Quais os setores que são prejudicados com o falta de água potável? A agricultura ou a pecuária?

Comentário: Só quero dizer que você argumenta muito bem. Trouxe dados pertinentes para a sua tese. Você é boa nisso!!

Conclusão:
Portanto, medidas são necessárias para mitigar os impasses e, assim, poder mudar [5] o cenário hídrico brasileiro, como a mudança evidenciada no filme " O menino que descobriu o vento". Logo, o Ministério da Educação(Agente) deve promover fóruns educacionais (Ação), por intermédio de grupos de apoio e palestras (Meio/Modo) em escolas para pais e alunos, ministrados por profissionais do meio ambiente, como biólogos e ecologistas (Detalhamento), sobre a importância do consumo de água consciente e o adequado descarte de lixo, a fim de criar um público consciente sobre o impacto da escassez de água e como cada cidadão pode fazer sua parte economizando os recursos hídricos (Efeito/Finalidade), para atingir um desenvolvimento sustentável (Efeito/Finalidade). Sendo assim, sucederá uma redução dos índices de poluição e desperdício da água no Brasil.

[5] Você achou pertinente o uso da locução verbal "poder mudar"?
Comentário: A priori, achei que a reeducação sobre o consumo de água e o descarte de lixo não fossem tão essenciais assim, mas podemos mudar o mundo pela conscientização dos indivíduos. Você escreveu um ótimo texto e trouxe um projeto de intervenção simples, mas pertinente. Acredito que colocou todos os elementos exigidos para a C5: agente, ação, detalhamento, meio/modo e efeito/finalidade. Eu ousaria um pouco mais para fechar com "chave de ouro" essa redação. Assim, apostaria no tratamento de esgoto, permitindo o seu reúso na irrigação de jardins, em lavagem de pisos e carros, em descargas sanitárias e demais usos não potáveis. .

Olha, só tenho a dizer que adorei corrigir sua redação. Poucos escrevem tão bem, se sinta privilegiada!! Brincadeiras a parte, te daria nota mil.
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Por Jaklyni
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#40258
@IzabelleM, você escreve muito bem! Só vou pontuar alguns desvios para melhorar o que já está perfeito...

Introdução
O filme britânico " O menino que descobriu o vento" aborda a história de um garoto que vive em uma aldeia em Malawi, na África Oriental. Na longa-metragem é exposta a crise hídrica que assola o povoado e a consequente miséria de recursos provida pela falta de água. Não distante da ficção, a realidade abordada no filme persevera na sociedade contemporânea, tendo como reflexo a falta de recursos hídricos em diversas regiões brasileiras, seja devido a um consumo exacerbado de água, seja em fator [1]do aumento dos índices de poluição hídrica. Dessa forma, é necessário medidas para suprir esse problema no Brasil.

[1] Houve a ausência de paralelismo sintático aqui. Você pode optar por substituir o "seja devido" por "seja por". Ficaria assim: "seja pelo consumo exacerbado de água, seja pelo fator do aumento dos índices...". Também pode reescrever assim: "seja devido a um consumo exacerbado de água, seja devido ao fator do aumento dos índices..". Fica a seu critério!
Comentário: Não tenho o que falar, está muito bem construído!!!

Desenvolvimento 1
Constata-se, a princípio, que o uso exacerbado e irresponsável dos recursos hídricos é um fator que favorece o racionamento de água. De acordo com o filósofo polonês Zygmunt Bauman, na obra "Modernidade Líquida", é explicado que há uma queda das atitudes éticas pela fluidez dos valores, a fim de atender aos interesses pessoais, aumentando o individualismo. Nessa perspectiva, os indivíduos ainda mantêm hábitos individualistas que contribuem para uma má gestão dos recursos hídricos existentes, como a utilização de água potável para lavagem de carros e calçadas, costumes cotidianos que agravam a situação de escassez. Desse modo, o individualismo contemporâneo associado, ao uso inconsciente da água,[2] comprometem diretamente o futuro hídrico das próximas gerações.

[2] Perceba que o" individualismo contemporâneo" e "o uso inconsciente de água" são sujeitos do verbo "comprometer", mesmo que estejam ligados pelo termo "associado". Então, ficaria assim: "o individualismo contemporâneo associado ao uso inconsciente da água comprometem...". Se quiser colocar o termo "uso inconsciente da água" com o valor de companhia, ficaria assim: "o individualismo contemporâneo, junto ao uso inconsciente da água, compromete...".
Comentário: Você mencionou Bauman para retratar o individualismo contemporâneo, que é uma de suas teses. Novamente, a construção sintática está perfeita.


Desenvolvimento 2
Ressalta-se, ademais, que o aumento dos índices de poluição dos corpos hídricos diminui a qualidade e quantidade de recursos disponíveis para o consumo. Segundo dados da Agência Nacional de Águas, dos 5570 municípios brasileiros, 21% apresentam corpos hídricos com capacidade ruim e somente 20% apresentam águas urbanas receptoras com condições adequadas para tratamento e consumo. Nessa lógica, com o descarte inadequado de rejeitos na água dos rios, mananciais e afins, a matéria aquosa torna imprópria para o consumo e para a [3] produção de diversos setores[4], além de causar uma redução dos níveis de água potável disponível para população. Dessa maneira, é necessária uma reeducação ambiental da sociedade brasileira, para que atitudes presentes não interfiram no progresso futuro.

[3] Ausência de paralelismo.
[4] Sugiro que não deixe aberto os setores de produção. Quais os setores que são prejudicados com o falta de água potável? A agricultura ou a pecuária?

Comentário: Só quero dizer que você argumenta muito bem. Trouxe dados pertinentes para a sua tese. Você é boa nisso!!

Conclusão:
Portanto, medidas são necessárias para mitigar os impasses e, assim, poder mudar [5] o cenário hídrico brasileiro, como a mudança evidenciada no filme " O menino que descobriu o vento". Logo, o Ministério da Educação(Agente) deve promover fóruns educacionais (Ação), por intermédio de grupos de apoio e palestras (Meio/Modo) em escolas para pais e alunos, ministrados por profissionais do meio ambiente, como biólogos e ecologistas (Detalhamento), sobre a importância do consumo de água consciente e o adequado descarte de lixo, a fim de criar um público consciente sobre o impacto da escassez de água e como cada cidadão pode fazer sua parte economizando os recursos hídricos (Efeito/Finalidade), para atingir um desenvolvimento sustentável (Efeito/Finalidade). Sendo assim, sucederá uma redução dos índices de poluição e desperdício da água no Brasil.

[5] Você achou pertinente o uso da locução verbal "poder mudar"?
Comentário: A priori, achei que a reeducação sobre o consumo de água e o descarte de lixo não fossem tão essenciais assim, mas podemos mudar o mundo pela conscientização dos indivíduos. Você escreveu um ótimo texto e trouxe um projeto de intervenção simples, mas pertinente. Acredito que colocou todos os elementos exigidos para a C5: agente, ação, detalhamento, meio/modo e efeito/finalidade. Eu ousaria um pouco mais para fechar com "chave de ouro" essa redação. Assim, apostaria no tratamento de esgoto, permitindo o seu reúso na irrigação de jardins, em lavagem de pisos e carros, em descargas sanitárias e demais usos não potáveis. .

Olha, só tenho a dizer que adorei corrigir sua redação. Poucos escrevem tão bem, se sinta privilegiada!! Brincadeiras a parte, te daria nota mil.
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Por IzabelleM
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#40270
Muito obrigada pela correção @Jaklyni , vou aderir suas sugestões nas próximas produções, obrigada novamente e bons estudos! 😘
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