Constata-se, a princípio, que o uso exacerbado e irresponsável dos recursos hídricos é um fator que favorece o racionamento de água. De acordo com o filósofo polonês Zygmunt Bauman, na obra "Modernidade Líquida", é explicado que há uma queda das atitudes éticas pela fluidez dos valores, a fim de atender aos interesses pessoais, aumentando o individualismo. Nessa perspectiva, os indivíduos ainda mantêm hábitos individualistas que contribuem para uma má gestão dos recursos hídricos existentes, como a utilização de água potável para lavagem de carros e calçadas, costumes cotidianos que agravam a situação de escassez. Desse modo, o individualismo contemporâneo associado, ao uso inconsciente da água, comprometem diretamente o futuro hídrico das próximas gerações.
Ressalta-se, ademais, que o aumento dos índices de poluição dos corpos hídricos diminui a qualidade e quantidade de recursos disponíveis para o consumo. Segundo dados da Agência Nacional de Águas, dos 5570 municípios brasileiros, 21% apresentam corpos hídricos com capacidade ruim e somente 20% apresentam águas urbanas receptoras com condições adequadas para tratamento e consumo. Nessa lógica, com o descarte inadequado de rejeitos na água dos rios, mananciais e afins, a matéria aquosa torna imprópria para o consumo e produção de diversos setores, além de causar uma redução dos níveis de água potável disponível para população. Dessa maneira, é necessária uma reeducação ambiental da sociedade brasileira, para que atitudes presentes não interfiram no progresso futuro.
Portanto, medidas são necessárias para mitigar os impasses e, assim, poder mudar o cenário hídrico brasileiro, como a mudança evidenciada no filme " O menino que descobriu o vento". Logo, o Ministério da Educação deve promover fóruns educacionais, por intermédio de grupos de apoio e palestras em escolas para pais e alunos, ministrados por profissionais do meio ambiente, como biólogos e ecologistas, sobre a importância do consumo de água consciente e o adequado descarte de lixo, a fim de criar um público consciente sobre o impacto da escassez de água e como cada cidadão pode fazer sua parte economizando os recursos hídricos, para atingir um desenvolvimento sustentável. Sendo assim, sucederá uma redução dos índices de poluição e desperdício da água no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.