Vale ressaltar, primeiramente, a falta de dispositivos relacionados à tecnologia por parte dos lecionandos, que é um empecilho. Segundo uma pesquisa realizada pela TIC Educação 2019, cerca de 39% dos estudantes de escolas públicas urbanas não têm computador ou tablet em casa. Nesse contexto, percebe-se que os alunos sem condições de estudar de forma presencial, seja por uma pandemia como em 2020 ou pela lonjura entre sua casa e a escola, terão dificuldades para acessar os conteúdos online por não terem acesso a ferramentas tecnológicas, e essa situação torna-se mais precária quando se trata de uma pessoa residente em áreas rurais, aonde mal chega sinal de internet. Dessa forma, conclui-se que a ausência de equipamentos capazes de se conectarem às redes é um obstáculo dificultoso a ser contornado.
Outrossim, o desinteresse do povo quanto à displicência da administração superior do país, a qual não investe no EaD, é um óbice. Nesse sentido, enxerga-se que o livro “Ensaio sobre a cegueira”, de José Saramago, estabelece relação com essa problemática, quando narra uma inexplicável epidemia de “cegueira branca”, a qual atinge uma cidade, pois compreende-se que a doença mencionada representa não só a impossibilidade física, mas também a alienação da sociedade no tocante à vindicação dos seus direitos, ou seja, mesmo a Constituição Federal de 1988 assegurando o direito de aprender, o Governo não tem investido neste novo formato de educação, e a população alienada e cega fortalece, com esse comportamento, a falta de reivindicação desse investimento negligenciado. Assim, nota-se que a despreocupação do corpo social sobre o desleixo da governança brasileira em investir neste modo de ensinança é uma barreira.
Portanto, medidas são necessárias para amenizar esses problemas apresentados. Então, cabe ao Governo Federal, por meio de parceria com o Ministério da Economia e o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, criar incentivos fiscais para reduzir impostos em produtos de informática, a fim de facilitar aos educandos a compra de instrumentos tecnológicos, como computadores, celulares e tablets. Ademais, sugere-se às mídias, por poderem influenciar e propagar informações rapidamente, mostrar à sociedade desinteressada, apresentando o artigo 205 da Constituição, seus direitos e deveres educacionais, com intuito de minimizar a omissão da reclamação destes. Logo, com estas sugestões, acredita-se que os desafios da educação a distância serão minimizados, e muitas contribuições, adquiridas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.