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Por JonatasMonteiro
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#39456
Em sua obra "Cidadãos de Papel", o célebre escritor Gilberto Dimenstein disserta acerca da inefitividade dos direitos constitucionais, sobretudo, no que tange à desigualdade de acesso aos benefícios normativos. Diante disso, a conjuntura desse análise configura-se no Brasil hodierno,haja vista que a mobilidade urbana é precária. Essa realidade se deve, essencialmente, ao descaso governamental e à histórica formação das cidades no país. Em virtude desses fatores, a abordagem desse impasse faz-se necessário, a fim de resolvê-lo.
Em primeiro lugar, a Constituição Federal de 1988 garante como dever do Estado assegurar o acesso ao transporte de qualidade como direito social.No entanto, tal pressuposto legal não é plenamente concretizado na grande maioria dos centros populacionais, o que se ilustra pelo fato de existir pouco incentivo ao transporte público em detrimento do privado, principalmente, em regiões à margem dos pólos urbanos. Com efeito, essa injusta realidade vai de encontro a um dos objetivos da República, existente na Carta Magna, que postula o acesso democrático aos meios de locomoção. Desse modo, evidencia-se a negligente atuação do setor administrativo público, na medida em que persiste no cenário nacional uma péssima organização do sistema de locomoção.
Em segundo lugar, motivos históricos contribuiem para a elucidação dessa problemática. Acerca disso, na segunda metade do século XX, no governo de Jucelino Kubichek, o ramal rodoviário foi incentivado em razão da urbanização acelerada do País, como plano de governo. No entanto, tal estratégia, apesar de interligar áreas antes pouco habitadas, deu ênfase exclusivamente ao transporte individual, em detrimento do coletivo. Desse maneira, a situação atual dos centros urbanos, pautada pelo transporte privado, representa uma herança histórica que inviabilizou a diversificação da malha pública. Assim, para promover uma mobilidade urbana no país, é fundamental que haja incentivo a outros meios de deslocamento pela atuação direta dos cidadãos.
Em suma, fatores governamentais e históricos inviabilizam a mobilidade urbana. Logo, para conter essa problemática, a sociedade civil, como agente de mudança social, deve exigir das autoridades federais e estaduais maior investimento para a diversificação dos transportes públicos, a exemplo dos países que investem em bicicletas e trens. Tal ganho social, para respeitar os anseios da população, primeiramente deve ser aprovado por plebiscito legal, haja vista o demasiado capital necessário. Desse modo, a situação injusta abordada pela obra citada será coibida.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por souzaaa
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#39460
Uma produção bem feita. Cuidado na língua ultra-rebuscada, pois ela cria uma espécie de distanciamento do leitor e torna o texto um pouco maçante. Porém, continue sempre nesse modo de registro de linguagem inteligente!
Bons estudos.
0
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Por JonatasMonteiro
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#39464
souzaaa escreveu:Uma produção bem feita. Cuidado na língua ultra-rebuscada, pois ela cria uma espécie de distanciamento do leitor e torna o texto um pouco maçante. Porém, continue sempre nesse modo de registro de linguagem inteligente!
Bons estudos.
Obrigado amigo!!!
0
Por Isad0ra
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#40730
Ótimo texto!
Senti falta do modo/meio na proposta de intervenção.
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