Em primeira análise, vale ressaltar que, na contemporaneidade, a utilização da publicidade age como ferramenta para salvar vidas. De acordo com o portal Veja, na Austrália, após a implantação de campanhas publicitárias explícitas, que mostraram acidentes fatais ocorridos no trânsito, houve uma redução de 52% das mortes nesse âmbito. Dessa maneira, nota-se que a abordagem publicitária realista dos acidentes é efetiva, e, no Brasil, teria o efeito de conscientizar os motoristas das consequências -acidentes e óbitos- de sua negligência no trânsito, conseguindo, assim, prevenir acidentes.
Ademais, as leis do país desempenham um notório papel na redução da imprudência no trânsito. Como exemplo disso, a lei 11.705, denominada Lei Seca, responsável pela diminuição da tolerância de álcool permitida no sangue do condutor veicular, já poupou mais de 41 mil óbitos desde 2008, quando foi sancionada. Dito isso, mostra-se notório que as leis reduzem a taxa de mortes, de modo a agir nos fatores ligados ao aumento da imprudência no trânsito. Logo, torna-se imprescindível utilizar ainda mais desse meio para preservar a segurança do cidadão, tal como assegurado no artigo 6º da Constituição.
Em suma, objetivando alcançar a diminuição dos acidentes no trânsito, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com as mídias de comunicação televisivas e digitais, deve criar campanhas que causem impacto na sociedade brasileira, através de comerciais que retratem a realidade dos acidentes, visando obter resultados análogos aos das campanhas australianas. Adicionalmente, com vistas à ampliar os benefícios conseguidos pelo fortalecimento das normas de segurança no trânsito, o Poder Legislativo, junto ao Executivo -responsável pela execução das garantias constitucionais-, deve colaborar com esse fortalecimento das normas, por meio da criação e concretização de leis, a fim de punir as infrações, garantindo assim uma plena segurança no trânsito a todos os brasileiros.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.